387 – O Predador (1987)

1987 / EUA / 107 min / Direção: John McTiernan / Roteiro: Jim Thomas, John Thomas / Produção: John Davis, Lawrence Gordon, Joel Silver; John Vallone, Beau Marks (Produtores Associados); Jim Thomas, Laurence P. Pereira (Produtores Executivos) / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elipidia Carrillo, Bill Duke, Jesse Ventura, Sonny Landham, Richard Chaves, Shane Black

Eu lembro que a primeira vez que eu assisti algo do Arnold Schwarzenegger foi na antiga locadora de um bairro onde eu morava, nem foi a famosa “Locadora do Trash” e sim outra, meu pai estava alugando algumas coisa e pedi para alugar dois filmes de ação o primeiro que foi “Exterminador do Futuro 2” e “Predador“. O “Exterminador” eu assisti inteiro e fiquei maravilhado com os efeitos especiais e também com o roteiro e tudo mais, já “Predador” não consegui terminar de assistir porque eu fique com muito medo daquela coisa que ficava invisível.

Anos mais tarde eu finalmente assisti o filme e fiquei maravilhado com aquela tema todo de sobrevivência e a história do “Predador” que ele é um guerreiro e vai caçar outras pessoas em outros planetas e tal. E de certa forma ele é honrado e luta de forma “limpa”. Fora também o elenco que é muito legal e Schwarzenegger que tem um carisma absurdo em todas as suas atuações. E também que ressaltando novamente como criaram aquele formato de alienígena para ele é muito legal.

O filme foi dirigido por John McTiernan que era estreante ainda, ele só tinha feito “Delírios Mortais” que era um filme que misturava terror com ação e tinha o Pierce Brosnan no papel principal. Depois disso ele conseguiu a direção de “Predador” e disparou fazendo sucessos como “Duro de Matar“, “Caçada ao Outubro Vermelho” e ” O Último Grande Herói” que apesar de ter ido muito mal nas bilheterias, virou um clássico cult.  É legal ver alguns elementos em “Predador” que é da própria concepção do McTiernan e depois virou pano de fundo para a maioria dos filmes de ação.

Outra coisa legal é você conhecer toda a concepção da criação da história. A ideia do “Predador” veio depois do lançamento de “Rocky IV“, uma piada começou a circular onde diziam que se houvesse uma briga entre Stallone e um “alien” se houvesse um quinto filme quem ganharia? A ideia começou a ser vinculada e foi parar nos ouvido dos produtores da “20th Century Fox” eles gostaram tanto da ideia que chamou Joel Silver para produzir toda a ideia, então ele chamou Jim e John Thomas para escrever todo o roteiro e a concepção e tal.

A história começa quando um grupo de soldados especiais americanos liderados pelo Major Alan ´´Dutch“ Schaefer (Schwarzenegger) são enviados à uma selva na América Central para resgatarem um ministro estrangeiro e funcionários do governo que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros. A missão é cumprida, mas o que Dutch e seus homens não sabem é que algo além dos guerrilheiros os espreitam na floresta.

O filme foi um sucesso nas bilheterias, ele custou 15 milhões para ser feito e gerou uma renda de 98,3 milhões. O legal é que até Jean-Claude Van Damme foi escalado para fazer o papel do Predador, eles pensaram nele por conta da sua elasticidade e força. Só que como tínhamos Schwarzenegger, Carl Weathers que foi o “Apollo Creed” nos filmes do Rocky e Jesse Ventura que era um lutador de WWE, ficava evidente que precisavam de outra pessoa para vestir o manto do alienígena. É engraçado ver essas curiosidades dos bastidores dos filmes. Mas também é legal ver como uma ideia que surgiu do nada, virou um filme muito legal e com um baita sucesso.

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s