O Iluminado (1980)

1980 / EUA, Reino Unido / 144 min / Direção: Stanley Kubrick / Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson (baseado na obra de Stephen King) / Produção: Stanely Kubrick, Robert Fryer, Mary Lea Johnson e Martin Richards (Produtores Associados), Jan Harlan (Produtor Executivo) / Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers

Acho que “O Iluminado” é aquele típico filme que nem precisa de introdução, a fama dele já diz tudo. Mesmo que você nunca o tenha visto, com certeza você já assistiu alguma cena ou também conhece dialogo do filme. Eu lembro quando assisti pela primeira vez a essa obra-prima. Foi no SBT num sábado a noite em 2005. E foi aquela típica obra do Kubrick que você tem que parar um pouco para respirar antes de continuar.

Falar de Kubrick é como falar da genialidade em pessoa. Seus filmes falam por ele mesmo. Só assistir a obras como “Laranja Mecânica“, “2001 – Uma Odisseia no Espaço“, “Spartacus” ou “Dr. Fantástico“. Mas Kubrick também é conhecido por seu uma “Persona non grata” por onde andava. Seu ego era maior que seu sucesso, chegando até afastar a própria família do seu trabalho e se isolando por várias vezes de todos. Outra pessoa que estava por trás dessa obra genial era o Stephen King já que o filme é baseado em seu livro. O filme também é conhecido por ser a obra cinematográfica que King mais odiou, já que Stanley remontou o filme todo praticamente.

A história por trás do projeto é muito legal. Tudo começa em 1975 quando Kubrick tinha acabado de filmar “Barry Lyndon” que foi um verdadeiro fracasso nas bilheterias. Então ele precisava dirigir algo mais comercial, se isso é possível se tratando de Kubrick. Então ele começou a ler vários livros de terror para ser o seu próximo projeto. Stephen King diz que ele lia várias páginas de vários livros por dia, mas que odiava a maioria chegando a arremessar eles na parede. Um dia a secretária de Kubrick achou estranho não ouvir mais nenhuma batida e quando ela entrou na sala, encontrou Stanley lendo “O Iluminado”.

Mas como eu disse o que poderia ser uma linda história de amor entre os dois virou um conto de ódio. Stephen King chegou a mandar um roteiro para Kubrick, mas ele simplesmente ignorou o achando muito fraco, então ele começou a trabalhar com Diane Johnson que era uma escritora também. Outra questão é que Jack Nicholson quase não foi chamado para o filme. Stanley Kubrick estava interessado em Robert DeNiro ou Robin Willans para o papel de Jack Torrance. Mas graças a deus Nicholson ficou com o papel.

A história em si tem um contexto simples, quando o inverno chega Jack Torrance (Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com Wendy, sua mulher (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

O Iluminado” é um dos meus filmes favoritos não só do terror como também da filmografia do Kubrick, amo muito esse filme. O gozado é que 1997 Stephen King fez uma produção, ou melhor, fez sua versão pessoal do “O Iluminado” que apresenta até algumas coisas interessantes,mas nada que vale além disso. Um curiosidade é que esse filme também apresenta o recorde de mais cenas repetidas, que foram “127 takes” que Kubrick filmou com Duvall até ela acertar o que Kubrick queria. “O Iluminado” é uma produção magnífica que vale muito a pena não só ser assistida como também prestigiada por todo o sempre, um filme que com certeza você vai se lembrar para o resto da vida.

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s