O Homem Leopardo (1943)

1943 / EUA / P&B / 66 min / Direção: Jacques Tourneur / Roteiro: Ardel Wray (baseado na obra de Cornell Woolrich) / Produção: Val Lewton / Elenco: Dennis O’Keefe, Margo, Jean Brooks, Isabel Jewell, James Bell

Jacques Tourneur se tornou um dos meus diretores favoritos e muito foi por conta da Versátil que lançou alguns dos seus filmes e também pelo documentário que o Martin Scorsese fez que chama “Uma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano”  no qual ele fala do diretor e suas obras pelo cinema noir como “Sangue de Pantera” que beira ao terror e também “Fuga do Passado“. Mas um dos meu filmes favoritos de Tourneur é “A Noite do Demônio” que já virou resenha no Terror Mania.

Quando “aluguei” pela internet esse filme deixei estocado no meu HD e pensei que depois assistiria e tal. Mas grata surpresa que esse dia finalmente chegou. E quando assisti meu irmão! Que baita suspense com uma pitada de “slasher” apesar de não ter elementos para deixá-lo nessa categoria, mas mesmo assim é um baita filme. O filme é baseado na obra de Cornell Woolrich que tentou fazer um primeiro retrato do “serial-killer”, você percebe que muitos filmes famosos hoje repetem a mesma estética de “O Homem Leopardo“.

A produção é clássica de um filme B como personagens não tão famosos ou começo de carreira, um só ambiente e também o orçamento que é muito baixo no caso “O Homem Leopardo” teve um orçamento modesto de 150 mil dólares. Eu acredito que o diretor Jacques Tourneur brincou muito com o roteiro e com a imaginação das pessoas ao simular que um homem meio leopardo é quem assassinava as pessoas. E é legal ver esse sentimento rolando ainda hoje, porque mesmo a produção ser de 1943, você ainda acha quem está matando as pessoas é um homem meio leopardo.

A história se passar numa boate no Novo México e a cantora principal Kiki Taylor (Jean Brooks), é encorajada pelo seu gerente Jerry Manning (Dennis O’Keefe),a incluir na sua atuação um leopardo como estratégia publicitária. Mas o animal foge devido ao barulho e às luzes do clube e passado alguns dias surgem cadáveres mutilados na vila. Tudo indica que se trata de ataques do leopardo, mas Kiki não se convence disso. Essa é a sinopse básica. Mas aos poucos vamos vendo que a história foge e bastante desse clichê e ainda bem.

Gostei muito de assistir ao “O Homem Leopardo“, ele foge dos clichês básicos e coloca  um assassino para lá de perturbador que entra em cena só para tocar o terror mesmo. E assim vemos que eles conseguem e bastante inovar em certas coisas e deixar um roteiro bacana e para lá de inteligente em certas cenas. Apesar de claro escorregar em alguns pontos que é normal para um filme B e tal. Ele consegue ser divertido e macabro em algumas cenas.

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s