Eles Vivem (1988)

1988 / EUA / 94 min / Direção: John Carpenter/ Roteiro: John Carpenter, Ray Nelson/ Produção: Larry J. Franco / Elenco: Roddy Piper, Keith David, Meg Foster, George ‘Buck’ Flower, Peter Jason, Raymond St. Jacques, Jason Robards III, Sy Richardson, Norman Alden, Dana Bratton

Acho que não tem um filme mais político do que “Eles Vivem” de John Carpenter. Essa é aquela produção que é pouca conhecida do diretor, mas quem assiste se apaixona na hora! Quando fui assistir a esse filme, sabia da existência dele por sua tamanha influencia na “Cultura POP” por conta daqueles alienígenas vinculados a propaganda.

Mas quando você assiste a essa produção, sua cabeça explode de tantas informações e também de tantas coisas que não pegamos por conta da produção frenética do filme. Apesar do seu começo ter um ritmo bem lento e aos poucos vai acelerando, para um final até que forçado, mas mesmo assim “homérico“. O filme da jus aquelas produções dos anos 50 que fala da invasão alienígena e claro fazendo uma clara referencia aos “comunistas“. Mas parece que aqui Carpenter inverteu os papeis e fala sim da invasão do “capitalismo” dentro da sociedade americana.

A história do filme vem de uma revista que chama ” The Magazine of Fantasy and Science Fiction” onde o autor Ray Nelson fez uma história no “hype” de “Invasores de Corpos” onde a raça humana é controlada por aliens e assim Carpenter reeditou a história e colocou uns elementos mais contemporâneos a história. Mesmo o filme sendo dos anos 80, ele continua atual e conversa e muito com um monte de geração, principalmente essa mais nova o tal de “milleniuns“.

Como a produção foi de muito baixo orçamento John Carpenter não tinha dinheiro para bons atores, então ele chamou o lutador da “WWERoddy Piper, que com certeza conseguiu um resultado bem interessante, independente da sua limitação artística. Outro ator que contracenou com Roddy foi Keith David que já tinha trabalho com o diretor em “O Enigma do Outro Mundo” e alias foi um par perfeito entre os dois.

A história aborda a vida de John Nada (Piper) que é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

“Eles Vivem” é como falei no começo da resenha você começa não sabendo se ele é bom ou não, mas depois vai amando ao ponto de simplesmente adorá-lo por toda a sua existência. Principalmente pelo seu alto grau político e também pelas atuações que são boas e os efeitos especiais que são muito bem realizados. E também uma outra grande obra de Carpenter. Que com certeza é o mestre do macabro.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s