A Mosca da Cabeça Branca (1958)

1958 / EUA / 94 min / Direção: Kurt Neumann / Roteiro: James Clavell, George Lagelaan (história) / Produção: Kurt Neumann, Robert L. Lippert (não creditado) / Elenco: Vincent Price, Al Hedison, Patricia Owens, Herbert Marshall

Eu lembro pelo ano de 2008 tinha um canal que pegava aqui no interior de São Paulo que tinha um monte de programação da hora e uma delas era o “DarkSide” que era uma espécie de “Cine Band Trash” só que começava umas onze horas da noite e ia até as seis da manha, eu lembro que nessa época fazia faculdade, então era um prato cheio.

Muito do que gravamos no “Locadora do Trash” se deve a muito a esse espirito do canal de passar produções de vários lugares do mundo voltado ao terror. Então eu vi quase a coleção completa do “Hammer House of Horror” e além daqueles filmes B de horror dos anos 50. Uma dessas produções foi “A Mosca da Cabeça Branca“, eu sabia que “A Mosca” do David Cronemberg era um “remake”. Mas quando finalmente assisti o original, deu para perceber uma coisa. Como David Cronemberg é um puta de um diretor.

O filme original de 1958, foi um sucesso rendendo uma trilogia sobre “A Mosca”. Que com tudo fez ela não só virar um filmaço de ficção cientifica, como também um baita de um filme de horror com umas pitada de tragédia. Já que o filme é um drama sem fim e também o que enriquece e muito a sua obra. Ele foi dirigido por Kurt Neumann que nos anos 50 fez vários filmes do “Tarzan” e alguns de ficção cientifica como “Da Terra a Lua“.

A produção  do filme foi muito barata também o que rendeu um lucro muito alto para a “20th Century Fox “que no caso gastou 495 mil e rendeu 3 milhões de dólares para a distribuidora. Muito do que eles usam no filme para ilustrar o laboratório do Andre Delambre (David Hedison) veio de materiais descartáveis do exercito. Isso é um bom exemplo de como grande produções não trazem bons filmes ou bons lucros as vezes. Apesar de ser um filme categoricamente “B”, ele consegue ser uma excelente produção tanto com os atores que dão um show a parte lembrando que o Vincent Price aparece no filme e também destaque para a atriz Patricia Owens que faz a esposa do Andre e que é uma atuação a parte.

A história é baseada no livro de George Langelaan que leva o mesmo titulo dessa produção “A Mosca”. Mas o filme fala de um cientista que sofre um terrível acidente quando tenta usar uma máquina de teletransporte. Mas na hora que a invenção começa a funcionar, acidentalmente entra uma mosca. No qual o cientista funde seu DNA com a mosca e logo ele sofre uma mutação.

Eu acho “A Mosca da Cabeça Branca” um baita de um filme e também um dos melhores dessa década de 50, onde os filmes de horror finalmente vão ser de horror. A produção é simplesmente genial, o diretor Kurt Neumann soube trabalhar bem com todos os aspectos desde os atores que sabem ser pontual sobre atuação e etc. Uma verdadeira obra prima que tanto o “remake” como original são obras fantásticas.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s