Terror na Ópera (1987)

1987 / Itália / 107 min / Direção: Dario Argento / Roteiro: Dario Argento, Franco Ferrini / Produção: Dario Argento; Mario Cecchi Gori, Vittorio Cecchi Gori (Coprodutores); Ferdinando Caputo (Produtor Executivo) / Elenco: Cristina Marsillach, Ian Charleson, Urbano Barberini, Daria Nicolodi, Coralina Cataldi-Tassoni, Antonella Vitale

Foi na resenha de “Suspiria” que publiquei aqui no “Terror Mania” que falei sobre os filmes do Dario Argento e como tenho todo um carinho especial por eles e também como eles me “salvaram” de uma “bad” horrível que tive em 2011. Mas um dos filmes dele que demorei bastante para assistir foi “Terror na Ópera“. E que filme! Que filme.

Depois de Mario Bava, Argento é o que mais soube lidar com o “giallo” de uma forma espetacular e também artística, seus roteiros são muito bem elaborados e também ele consegue ter uma imaginação tanto com atores como com o cenário que deve ser espetacular ver o seu processo de criação. “Terror na Ópera” é um bom exemplo disso, primeiro porque ele consegue transformar todo cenário num suspense só. Então como ele é usa espaços fechados, tudo vira um esconderijo para o assassino e as cenas de suspense são maravilhosas.

Apesar de ser um dos melhores trabalhos de Dario Argento, sua produção foi bem difícil. Primeiro porque ele não conseguia chegar num consenso com a atriz Cristina Marsillach que faz a atriz principal. Depois a produção do filme teve problemas legais com os animais no filme. Então em uma cena onde corvos ataca uma pessoa, foram usados corvos selvagens e gerou um problema já que teve 140 corvos e apenas 60 foram recuperados. Depois disso na Alemanha o “Terror na Ópera” foi censurado e lançado direto para VHS.

Mas como eu disse Dario Argento é um excelente diretor e conseguiu trabalhar muito bem com todo os problemas com a sua produção. Ele é um dos filmes mais bem vistos do diretor e também um dos mais elogiados. Fora a bilheteria que foi muito bem.

O filme fala de uma maldição que paira sobre a montagem da ópera ‘Macbeth‘, em Milão. Assim coisas estranhas acontecem como corvos que aparecem degolados, operários que são assassinados e holofotes caem na platéia. Isso tudo serve para reforçar a crença de que a peça estaria sendo mal assombrada. Então a soprana da peça Betty (Marsillach) recebe a oportunidade de substituir a atriz principal, mas isso tem um preço já que ela começa a ser o principal alvo das maldições.

Como eu disse esse é um dos melhores filmes de Dario Argento. Apesar de claro ter outros muito melhores como “Tenebre“, “Suspiria“, “Phenonema” e “Prelúdio para Matar“. Mas ainda assim é um excelente filme e um show de direção de Dario Argento que quando você assiste um filme dele, você não consegue parar até assistir a sua filmografia toda. É uma verdadeira aula de direção e roteiro. Fora a produção que é um espetáculo. A “Versátil” lançou o filme no bom “A Arte de Dario Argento“. É uma obra que vale muito a pena ter e guardar para sempre.

Nota: 5 Caveiras

Compre “A Arte de Dario Argento” Aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s