Suspiria (1977)

1977 / Itália / 98 min / Direção: Dario Argento / Roteiro: Dario Argento, Daria Nicolodi (baseado na obra de Thomas De Quincey – não creditado)/ Produção: Claudio Argento, Salvatore Argento (Produtor Executivo) / Elenco: Jessica Harper, Stefana Casini, Flavio Bucci, Alida Valli, Joan Bennett

Suspiria” é uma obra-prima do cinema! Ela foi dirigida e escrita por outro mestre que é o Dario Argento. Para quem não conhece ele, é só ver qualquer filme de “giallo” italiano. Um mestre do gênero, junto com Mario Bava é claro.

A primeira vez que assisti aos filmes do Dario Argento foi em 2011, graças a internet essa coisa linda. Estava passando por um momento difícil na minha vida e foi graças aos filmes dele que consegui me distrair. Então assisti uma cacetada de suas obras como “Phenomena“, “Opera“, “Tenebre“, “Prelúdio Para Matar“, “Inferno” e “Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza” que já é resenha aqui no Terror Mania.

Mas “Suspiria” faz parte de uma trilogia criada pelo próprio Argento que se chama “A trilogia das Mães“, sendo esse o primeiro filme. Depois vem “Inferno” de 1980 e para encerrar e a mais fraca na trilogia toda que é “O Retorno da Maldição – A Mãe das Lágrimas” de 2007. A outras trilogias que Dario Argento faz como dos animais que é muito boa também.

“Suspiria” não é o meu filme favorito de Dario Argento apesar de ser sua obra-prima. Gosto muito mais de “Prelúdio para Matar” que é um baita “giallo” ou traduzindo um baita “slasher“. Gosto muito também de “Phenomena” onde ele mistura o “giallo” com o sobrenatural e sai outra obra-prima. O filme na verdade também foi escrito por Daria Nicolodi que era esposa do diretor na infância. Se você prestar atenção ao ritmo do filme você vê que ele também é um grande conto de fadas. E não é atoa! Já que ele é baseado nas histórias que Daria ouvia da sua avó sobre uma bruxa que vivia numa escola de balé.

A história toda é sobre Suzy (Jessica Harper), uma bailarina que sonha em estudar em uma das mais famosas academias de artes, e para isso vai para uma academia de ballet. Porém, na noite em de sua chegada, Pat (Eva Axen) é vista correndo da escola, e mais tarde é brutalmente assassinada. Quando Suzy chega à escola, estranhos eventos começam a acontecer, como um assassino rondando os corredores do lugar, o assassinato de Sara (Stefania Casini), uma amiga de Suzy, e de um pianista cego deixa o clima pesado, mas aos poucos que vamos descobrindo o mistério, vemos que tudo passa de uma conspiração para encobrir a “Mater Suspiriorum” a primeira e mais poderosa bruxa da trilogia.

Para mim esse filme realmente é uma obra-prima, mesmo não sendo o meu favorito de Dario Argento. Ele consegue ser único com uma excelente história e também com uma excelente direção, roteiro e produção em geral. Uma obra que vale a pena ser vista  e colocado no canto intocável dos clássicos. Lembrando que infelizmente ele vai ganhar um “remake” americano! Já digo que é para ter medo.. Isso sim vai ser apavorante!

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s