Prova Final (1998)

1998 / EUA / 104 min / Direção: Robert Rodriguez / Roteiro: Kevin Williamson; David Wetcher, Bruce Kimmel (história) / Produção: Elizabeth Avellan, Robert Rodriguez (não creditado); Tamara Smith-Zimmerman (Produtora Associada); Bob Weinstein, Harvey Weinstein (Produtores Executivos) / Elenco: Jordana Brewster, Clea DuVall, Laura Harris, Josh Hartnet, Shawn Hatosy, Salma Hayek, Famke Janssen, Piper Laurie, Elijah Wood, Robert Patrick

Se tem um filme que tem a cara dos anos 90 são os terrorteen” como “Pânico“, “Eu Sei Que Vocês Fizeram no Verão Passado” e claro esse que vou abordar que é “Prova Final” do diretor Robert Rodriguez. Eu lembro quando aluguei o VHS do nada e foi uma surpresa muito boa em assistir a esse filme.

Mas se tem uma coisa que adoro nesse filme é como esse clima adolescente se mistura com a ficção cientifica e também como todo o clima é construído, o filme lembra muito também “Invasores de Corpos” então temos aquela aura de tensão de teoria da conspiração e não saber bem quem é amigo ou alienígena. O diretor Robert Rodriguez que dirigiu produções como “El Mariachi“, “Um Drink no Inferno” e agora esse filme soube conduzir uma história divertida.

O filme foi escrito por Kevin Williamson que escreveu os principais filmes de terror dos anos 90 como os já citados “Pânico” e “Eu Sei Que Vocês Fizeram no Verão Passado“. Então ele traz esse espírito para esse filme o que deu certo já que o filme custou 15 milhões e faturou 40 milhões ao todo. A crítica também gostou do filme, acho que muito se deve ao “hype” de filmes de ficção como “Independence Day” que tinha estreado um ano antes e claro “Arquivo X” que deixava tudo mais “cool” com esse clima mais temperado de invasão e etc.

Recentemente eu assisti o filme para escrever  a resenha e digo que ele ainda continua bom com algumas ressalvas é claro e também pela forma como o próprio anos 90 era “feito“.  Mas acho que a presença de atores como Elijah Wood conseguiu deixar o filme mais suave e também mais interessante e menos chato. Gosto muito desse clima “Clube dos Cinco“, acho que isso foi um grande diferencial para o filme.

A história começa num escola na cidade de Ohio, onde os professores começam a agir estranhamente. Assim dois estudantes testemunham dois professores matando a enfermeira do colégio, mas logo a vítima aparece viva e eles logo concluem que algum alienígena está se apossando do corpos. Assim, o medo toma conta deles e de seus amigos, pois qualquer um pode ser dominado por este ser que ninguém sabe de onde veio, mas parece ter um objetivo definido: possuir todos os terrestres que surjam na sua frente. Então tem essa influencia de filmes B de ficção dos anos 50.

Apesar de tudo, digo que “Prova Final” está longe de ser um dos meus filmes favoritos dos anos 90, mas mesmo assim ele é muito legal e também bem construído. De muitas formas, gosto muito de cada detalhe que vai dos atores, roteiro, direção e etc. Ele comete alguns pecados principalmente na parte final. Mas mesmo assim é um excelente filme que vale ou ela curiosidade ou para ver como tudo era nos anos 90.

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s