It – Uma Obra Prima do Medo (1990)

1990 / EUA / 192 min / Direção: Tommy Lee Wallace / Roteiro: Lawrence D. Cohen, Tommy Lee Wallace (baseado na obra de Stephen King) / Produção: Mark Bacino, Allen S. Epstein, Jim Green (Produtores Executivos) / Elenco: Jonathan Brandis, Brandon Crane, Adam Faraizl, Tim Curry, Emily Perkins, Seth Green, Harry Anderson, Dennis Christopher, Richard Mansur, Annette O’Toole, Tim Reid, John Ritter, Richard Thomas

It – Uma Obra Prima do Medo” é outro filme que entra na categoria filme que demorei demais para assistir e não sei porque? Na verdade eu sei sim, odeio palhaços e a capa do filme era muito assustador, principalmente para uma criança. Mas eu lembro a primeira vez que eu assisti, foi em 2008. Aluguei o DVD e fui assistir com os meus amigos, regado a refrigerante ruim e pizza de supermercado. E a minha surpresa maior foi que o filme tinha 3 horas de duração e era bom para caramba!

Ele é adaptação de um livro do autor Stephen King que em português chama “A Coisa“, infelizmente nunca li o livro, mas está na minha lista de livros que preciso ler antes de morrer. Porque elogiam demais essa obra. Mas essa história teve uma ótima adaptação tanto pelo roteirista Lawrence D. Cohen que trabalhou com Brian DePalma no roteiro de “Carrie, A Estranha” e também outras séries que foram baseadas nas histórias de King. Sem falar também na direção de Tommy Lee Wallace que simplesmente dirigiu um dos meus filmes de terror favoritos que é “A Hora do Espanto 2“.

Mas tudo isso só fez meu amor por esse filme aumentar, apesar de ser uma história bem datada, com os sustos em sim serem bem calculados e óbvios, os efeitos também não colaboram. O filme consegue ainda sim ser uma ótima referencia, não é atoa que essa obra foi inspiração para “Stranger Things” também. Gosto muito com a história é dividida entre a fase adulta e a infância, os medos primais e etc. E sem falar nos traumas que é o “tcham” da obra.

Tim Curry está incrível como o palhaço assassino “Pennywise“, a maquiagem combinada com as caras do autor é simplesmente incrível. Ele é um excelente ator, mas vale falar do elenco infantil também que foi escolhido pelo diretor e pelo roteirista e olha acertaram em cheio viu. O filme teve um orçamento de 12 milhões mas ele conseguiu capturar bem o seu publico e também conseguiu vários elogios e claro ter uma marca na cultura POP para sempre.

A maioria ou quase todas as histórias do Stephen King se passam no Maine. E assim a história começa em Derry uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como “A Coisa”. Suas vítimas eram crianças, e todos os viam como o palhaço Pennywise. Assim ele retorna de 30 anos 30 anos. Quem sente sua presença quando retorna é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O’Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens, viram “A Coisa” e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez.

Gosto muito como os conflitos são resolvidos, apesar do final do filme ser uma verdadeira droga sem sentido. Mas ainda vale muito a pena assisti-lo. Uma outra coisa que vale a pena são as diferenças dos medos das crianças e dos adultos, tipos eles só mudam de forma mas os medos e erros só se multiplicam. Vale a pena ressaltar que esse ano vai lançar o “remake” do filme então parece que promete. É aguardar para ver e não ter medo né?

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s