Os Pássaros (1963)

1963 / EUA / 119 min / Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Evan Hunter, Daphne Du Maurier (história) / Produção: Alfred Hitchcock (não creditado) / Elenco: Rod Taylor, Tippi Hedren, Suzanne Pleshette, Jessica Tandy, Veronica Cartwright

Acho que tirando “Psicose“, “Janela Indiscreta” e “Disque M para Matar“, “Os Pássaros” do diretor Alfred Hitchcock é sem sombra de dúvidas um dos meus filmes favoritos de todos os tempos do mestre do suspense. Lembro que vi o segundo filme antes do original, ele passava no SBT na verdade e outra lembrança que tenho bem nítida dessa filme é quando a Warner ou a Universal passava trechos dos seus filmes naquelas fitas VHS e tinha uma cena de “Os Pássaros” quando eles atacam as crianças na escola e os coloca para correr.

Gosto muito desse filme também porque em si ele não tem uma explicação do porque dos ataques dos pássaros, ele simplesmente acontece e você tem que sobreviver aquilo, acho isso muito genial e também muito corajoso da parte de Hitchcock. O filme teve alguns problemas para ser desenvolvido começando pela recusa de Joseph Stefano com quem o diretor trabalhou em “Psicose“, até problemas de financiamento e claro com atriz principal Tippi Hedren.

Não é novidade para ninguém que Alfred Hitchcock tinha um problema com as mulheres tanto nos filmes como na vida real. Biografias diziam que ele era sexualmente retraído e sofreu um certo abuso na infância. Acho que um dos fetiches maiores do diretor é o uso de mulheres loiras em seus filmes, desde atrizes como Kim Novak ou Grace Kelly. Mas com a atriz Tippi Hedren ele fez um verdadeiro inferno, desde manter o contrato da atriz preso por anos para que ela não trabalhasse mais, até contratar pessoas para segui-la o dia todo.

Mas voltando ao filme, vários pássaros foram usados na gravação do filme e novamente a atriz Tippi Hedren sofreu nas mãos do diretor, em uma das cenas da para ver nitidamente o desespero da atriz quando o diretor jogou um pássaro nela, isso resultou num corte em seu rosto.  Outra curiosidade é que o filme não apresenta uma trilha sonora elaborada.

A história começa quando Melanie Daniels (Hedren) que é uma rica socialite. Conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas. O filme também tem algumas cenas bem de “gore” principalmente quando Melaine e Mitch vão na fazenda de um senhor e quando entram no quarto um dos pássaros está bicando os olhos do velho.

O filme conseguiu arrecadar bem nas bilheterias apesar de não ser um filme habitual de Hitchcock, ele custo 3,3 milhões para os estúdios e faturou 11 milhões. O legal também é que o filme não apresenta um “The End” então indica que aquilo não acabou ai, como vemos no final do filme. Quando Mitch diz que os pássaros voltaram. E voltam na sequencia de “Os Pássaros 2“. Um excelente filme que merece ser visto e revisto, porque é um clássico insuperável do mestre do suspense.

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s