A Fortaleza (1985)

fortress-1986-film-images-c4626915-d83e-4524-883e-93f84365564

1985 / Austrália / 91 min / Direção: Arch Nicholson/ Roteiro: Everett De Roche (baseado no livro de Gabrielle Lord) / Produção: Raymond Menmuir / Elenco: Rachel Ward, Vernon Wells, Beth Buchanan, Rebecca Rigg, Sean Garlick, Asher Keddie

Lembro quando era criança que o filme que mais vi no SBT, tirando claro “A Volta dos Mortos – Vivos parte 2” foi “A Fortaleza“. Achava o filme tenebroso não só por sua temática de sequestro, mas também pela crueldade dos bandidos, realmente era duro ir para a escola depois de assistir a esse filme. Revendo agora, vejo que o filme faz insinuação a estupro, pedofilia e também a muitas cenas de gore.

Nos anos 90 a vida era outra coisa, não tínhamos computador com internet rápida, tv a cabo era coisa para milionário e quem estudava de manha assistia o que a televisão nos mandava. Lembro claramente de assistir ao “Cine – Trash” todos os dias e me cagar a noite quando era criança ou até assistir aos filmes de terror do SBT e também me cagar a noite, mas era o que formava nosso caráter.

a-fortaleza

O filme é baseado na obra de Gabrielle Lord que usou de fatos reais sobre uma escola na Austrália que foi sequestrada em 1972 numa área rural. O filme foi produzido por uma equipe australiana e depois iriam vender os direitos para a HBO, mas o canal mudou algumas coisas e colocou o diretor Arch Nicholson na direção que já tinha uma certa familiaridades com as produções com um grau de violência e também a atriz britânica Rachel Ward no papel principal de professora.  “A Fortaleza” saiu com um alto grau de censura por sua violência e cenas de gore. Por causa disso seu lançamento atrasou 1 ano e só pode ser lançado em 1986.

A história conta o sequestro que uma gangue de sádicos faz a  uma professora e seus alunos, eles são levados a uma caverna para pedirem resgate depois, só que eles conseguem fugir e para sobreviver eles precisam ser aprender a sobreviver nas montanhas e também caçar os bandidos.

fortress2

Gosto muito desse filme e principalmente como ele foi produzido, mesmo com crianças pequenas no elenco, o filme não esconde seu grau de crueldade e também como ele é bem realizado. Uma verdadeira obra de arte, um filme que vale muito a pena ver ou rever.

xckvznc-640x360-1

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s