Re-Animator – A Hora dos Mortos Vivos (1985)

reanimator9

1985 / EUA / 95 min / Direção: Stuart Gordon / Roteiro: Dennis Paoli, William J. Norris, Stuart Gordon (baseado na obra de H.P. Lovecraft) / Produção: Brian Yuzna, Michael Avery, Charles Brand e Bruce William Curtis (Produtores Executivos), Bob Greenberg e Charles Donald Storey (Produtores Associados) / Elenco: Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton, David Gale

Stuart Gordon e Brian Yuzna são campeões em adaptação do lendário escritor H.P. Lovecraft, eles fizeram uma centenas de filmes juntos adaptados dessas obras. Indo de séries que é o caso de “Sonhos na casa da Bruxa” para a série de TV “Masters of Horror”, até filmes mesmo como “Dragon”, “Do Além” e “Herança Maldita”.  Mas é muito difícil adaptar as obras de Lovecraft, quem já leu os livros dele sabe como é. Um exemplo é o Guillermo del Toro que anos e anos tenta adaptar “Nas Montanhas da Loucura”, mas sempre surge um problema nem que seja pelo roteiro como pela produção também.

Uma das melhores adaptações na minha opinião é “Re-Animator – A Hora dos Mortos Vivos”, esse subtítulo aqui no Brasil é péssimo além de entregar o filme todo, já que um dos segredos do filme é saber o que é o tal soro e o que ele faz. O conto original chama “Herber West – O Reanimador”, confesso que ainda não li o livro, mas tenho muito interesse e olha que já li bastante coisa do escritor, adoro o formato de contos de Lovecraft, ele é um verdadeiro gênio.

captura-de-tela-2014-08-13-as-01-05-40

O gozado na história de produção do filme é que na verdade Stuart Gordon tinha a ideia de transforma-lo numa peça de teatro, mas depois ele queria adaptar para a televisão até que finalmente ele conseguir transformar em um filme.  Lembrando que o filme virou uma franquia como “A Noiva do Re-Animator” e o “Beyond Re-Animator”. Mas tudo isso é possível também a Brian Yuzna que convenceu Gordon a fazer isso, eles tiveram um orçamento de 900.000 mil dólares e um lucro de 2 milhões, coisa muito rentável para a época e também por ser um filme de terror.

Um dos pontos positivos do filme são os efeitos e a maquiagem que é muito boa. Para isso Gordon chamou o maquiador John Naulin, que trabalhou em filmes como “Maniac Cop”, “Do Além”, outro parceria entre ele e o diretor e também um filme que preciso ver que chama “Night Train to Terror”. Os efeitos especiais ficaram incríveis nas mão de Tony Doublin que arrasa com aquele gore todo.

screen-shot-2013-10-08-at-2-24-46-pm

O filme começa quando o Dr. Herbert West (Jeffrey Combs) que ainda é um estudante de medicina desenvolve um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu recém colega Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele. A partir disso uma situação de erros ocorre fazendo com que tudo se transforme num pesadelo para todos.

“Re-Animator” teve uma reação boa com a crítica e também virou um filme cult e consagrado dentro do cinema de horror. Sem falar que passava em êxito no extinto “Cine Trash”. Também a várias coincidências entre esse filme e “Cemitério Maldito” se você parar para analisar. Mas adoro os filmes do Stuart Gordon, independentemente de serem ou não obras de Lovecraft. Mas claro que quando ele adapta, tudo fica bem melhor.

08-1

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s