Colheita Maldita (1984)

children-of-the-corn-poster-1984-large

1984 / EUA / 92 min / Direção: Fritz Kiersch / Roteiro: George Goldsmith (baseado no conto de Stephen King) / Produção: Donald P. Borchers e TerrenceKirby, Mark Lipson (Produtor Associado), Earl A. Glick e Charles Weber (Produtores Executivos) / Elenco: Peter Horton, Linda Hamilton, R.G. Armstrong, John Franklin, Courtney Gains

Esse é mais um filme que muitos sabem que é baseado na obras de Stephen King, mas poucos leram. Porque na verdade ele não é um livro completo e sim um conto. Ele está na sequência de livros que chama “Contos da Escuridão”. O que gosto dos livros do Stephen King é que seus personagens vivem e entram numa situação de merda, todos os seus livros os seus personagens tem problemas ou conjugais, amorosos, financeiros ou até no trabalho e tudo isso junta quando acontece algo bizarro.

Tem um conto de King nesse mesmo livro que gosto muito que chama “Proibido Fumar”, que também foi adaptado num filme de contos que é “Olhos de Gato” de 1985 que foi dirigido por Lewis Teague. Onde um homem deseja de todas as formas parar de fumar, mas não consegue. Até que um dia ele encontra um velho amigo que indicia o “Ex-Fumantes LTDA” onde o personagem descobre que os métodos da empresa não são nada comuns.

corn7

Com tudo isso quero dizer que o legal dos livros de King é como ele trata o incomum e faz nascer o bizarro com ele. Acho que um dos pontos altos em “Colheita Maldita” é a relação dos personagens, falando no livro quero dizer. O casal principal está se divorciando fazendo com que você sinta a tensão de um divórcio, eles não se dão bem chegando a insultos e agressão. Diferente do filme por exemplo onde eles estão em lua de mel e tudo vai a mil maravilhas. Acho que esse ponto se perde, já que no livro tem um sentido para tudo que ocorre com aqueles casal e também pelo fato dos assassinos serem crianças.
Mas tirando esses detalhes que só fã percebe mesmo, o filme “Colheita Maldita” entra no “hall” de boas adaptações dos livros de Stephen King. O filme é estrelado por Peter Horton e Linda Hamilton(a nossa Sarah Connor), que estão excelente no papel de casal “lua de mel”. O filme foi dirigido por Fritz Kiersch que faz sua estreia na direção com esse filme e depois vai dirigir produções como “Gor E os Guerreiros Selvagens” e “Tuff Turf – O Rebelde”. Sem falar também que outros destaque são as crianças no filme que fazem a verdadeira ameaça, mas o destaque mesmo fica por conta de John Franklin que faz o pastor Isaac, o ator na verdade tem uma certa deficiência então no filme ele “interpreta” uma criança só que na época da produção, ele tinha 25 anos.

A história começa na cidade fictícia de Gatlin, onde a economia da cidade é baseada na agricultura, e a cidade é cercada por vastos milharais. Em um ano em particular, a colheita é péssima e as pessoas de Gatlin ficam em oração em uma tentativa de garantir uma boa safra. Assim um misterioso pregador, Isaac Chroner (Franklin) aparece e leva todas as crianças de Gatlin para um milharal a fim de explicar a eles sobre as profecias de um demônio dos milharais chamado “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras“. Isaac, através de seu tenente Malachai (Courtney Gains), lidera uma revolução do grupo de crianças da cidade, matando brutalmente todos os adultos da região. Nos anos seguintes, as crianças capturam quaisquer adultos de passagem como sacrifícios. Alguns anos depois, Burt (Horton), e sua esposaVicky (Hamilton) passam por Gatlinem sua rota para o novo trabalho de Burt como médico em Seattle. Uma batalha tem lugar entre o casal, as crianças e “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras”. Isaac é eventualmente possuído pela criatura e uma batalha ocorre, na qual Burt derrota finalmente a criatura ao queimar o milharal.

childrenofthecorn2

O filme apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, ele fez muito sucesso e rendeu só nos E.U.A mais de 14 milhões o que deu carta branca para que uma série de 8 filmes fossem feitas. Uma dica que eu dou é que fiquem no primeiro filme, que é bem melhor. Lembro que assisti ao filme quando era criança e gostei muito e me deixou perplexo, assistindo mais velho, vejo que ele não perdeu seu charme. É uma ótima dica para quem quer ver alguma obra baseado nos contos de Stephen King, mas claro leia o livro que é bem melhor.

children-of-the-corn-linda-hamilton-crucifix-stalks

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s