Os Suspeitos (2013)

prisoners-2013-movie-poster

2013 / USA / 153 min / Direção: Denis Villeneuve/ Roteiro: Aaron Guzikowski/ Produção: Broderick Johnson, Kira Davis, Andrew Kosove / Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano

Comparar “Os Suspeitos” com “Seven” de David Fincher e “Zodíaco”. É uma bobagem tremenda já que os dois trabalhos de Fincher apresentam suspeitos e criminosos inteligentes e ao mesmo tempo místicos, principalmente por “Seven” já que vemos um criminoso que comete atos doentios usando a bíblia como uma desculpa para as suas atrocidades, até Zodíaco que foi inspirado num ato real de um “Serial-Killer” dos anos 70. Ambos os filmes conseguem atingir uma áurea mística relacionado aos criminosos. Mas Fincher fez escola, e vários filmes foram lançados ou inspirados na sua filmografia como “Jogos Mortais” e “O Colecionador de Ossos”.

Em “Os Suspeitos” vemos algo dessa herança, como um roteiro brilhante e desafiador do começo ao fim. Denis Villeneuve o diretor do filme, e estreante no cinema americano brinca com o espectador ao longo da trama, deixando alguns quebra-cabeças que não sabendo qual é o limite da verdade e do real. E simplesmente somos obrigados a entrar na cabeça de alguns criminosos para buscar uma pista do caso. E isso que ele propõe de desafiar a verdade é incrível, e coloca muito em cheque o que achamos certo e errado.

prisoners-2013-movie-jake-gyllenhaal-and-hugh-jackman

O filme se passa dentro de uma pequena cidade que se comove com o sumiço de duas crianças. Keller Dover (Hugh Jackman) é um pai de família que trabalha como marceneiro e cria seu filho Ralph (Dylan Minnette) com mãos de ferro, mas mesmo sendo um cara durão, é um bom marido e um bom pai. Eles vão comemorar o dia de ação de graças na casa de seus amigos “Birch” eles se divertem e contam coisas do passado. A filha de Keller, Anna (Erin Gerasimovich) tem como amiga a filha do casal, elas saem para brincar na rua e depois de um tempo somem e assim que o filme começa como uma caçada contra o tempo. Villeneuve consegue mexer com a gente ao mostrar dois lados da moeda a primeira Keller que faz tudo pela verdade e tenta achar sua filha e o outro são de Franklin que não consegue chegar ao limite de Keller.

Jake Gyllenhaal vive o detetive “Loki”, um policial dedicado e ao mesmo tempo “louco”. O seu visual é todo contra o politicamente correto da policia, ele é cheio de tatuagens, o seu cabelo é diferente dos demais e ele manda o seu chefe se “foder” todo o momento. Mas mesmo assim ele é comprometido com o trabalho e com todo o protocolo da policia. Ele faz a caçada atrás da verdade, mas também o vemos como uma balança que tende a cair para um lado a todo o momento.

prisoners-2

O que mais gostei do filme é como vemos o suspense interagir com o drama, e o quanto vale chegar ao limite para se obter à verdade. Quando um suspeito é pego Alex (Paul Dano), mas logo é solto por não achar nenhuma evidencia que o levasse ao sequestro das meninas. Keller é o único que acredita que ele está mentindo e assim o captura e começa a torturar para obter a verdade.

O filme Como eu tinha dito tem um jogo psicológico que somos levados, o tempo todo para um caminho contrario. Será que Alex é um suspeito mesmo? E será que somos induzidos a pensar que Keller é realmente o que diz? Os Suspeitos apresentam essa tática de mexer com uma linha de pensamento que você cria o filme todo, mas de uma hora para outra ela muda. Ao avançar da historia vai aparecendo mais suspeitos, e ficamos mais longe da verdade e da lógica estabelecida. Realmente um filme genial e um drama muito bem desenvolvido, com um final em aberto que mexe com o certo e o errado, no caso é do Loki, não sabemos qual decisão ele tomou no final do filme.

movie-prisoners-thumb2

Mas como disse no começo da crítica Fincher fez uma escola. E ainda bem porque em tempos de tantos “remakes” e continuações “Os Suspeitos” surgem para mexer com essa geração que já este acostumado com tudo pronto. Mas veja e reveja esse filme e encaixe o quebra-cabeça dentro dessa historia espetacular.

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s