A Aldeia dos Amaldiçoados (1960)

village_of_the_damned_1960

1960 / Reino Unido / P&B / 77 min / Direção: Wolf Rilla / Roteiro: Wolf Rilla, Stirling Silliphant, George Barclay (baseado na obra de John Wyndham) / Produção: Ronald Kinnoch / Elenco: George Sanders, Barbara Shelley, Martin Stephens, Michael Gwyn, Laurence Naismith

De cara já digo que prefiro a versão do John Carpenter de 1995, como também prefiro a versão de Tom Savini para “A Noite dos Mortos Vivos“, outro clássico do terror dos anos 60. Mas claro que digo isso respeitando o original, mas em questão de narrativa e tal esses filmes superar os primeiros. Também preciso dizer que um dos meus gêneros favoritos dentro do cinema de terror, é quando ficção científica e o cinema de terror se juntam. E esse filme “A Aldeia dos Amaldiçoados” é um bom exemplo disso.

É legal analisar o filme dentro do seu contexto, ou seja, quando ele foi produzido e assim é o que temos aqui. A produção terminou no começo dos anos 60 então  a paranoia da guerra fria estava em alta, o medo estava em todos os lugares, principalmente na Inglaterra e claro nos E.U.A, mas o contexto todo do filme é sobre uma vila que estranhamente todos sofrem um desmaio e assim quando acordam do nada, algumas mulheres estão grávidas. É bizarro pensar nesse plot para o filme, mas não para aquela época onde tudo era desconfiança de uma invasão comunista.

votd3

A MGM produziu o filme que é inspirado num conto que se chama “The Midwich Cuckoos” de 1957 do escritor britânico John Wyndham. Uma curiosidade sobre o filme é que ele sofreu um forte ataque de censura e não por suas cenas e sim pelo contexto do filme, onde mulheres virgens dão a luz. Apesar disso a produção continuou a mil, vários efeitos práticos foram utilizados, como as crianças que tem poderes telecinéticos, tem cabelos brancos, na verdade aquilo é uma almofada também para dar a impressão que elas tem uma cabeça maior, até quando os poderes ficam evidentes e temos aquele famoso cartaz do olho brilhando, a direção usou um efeito especial para dar o destaque nas crianças.

Realmente “A Aldeia dos Amaldiçoados” é um filme bárbaro que consegue trazer o clima da ciência com o terror e também porque não mostrar o medo irreal sobre o desconhecido, é evidente ver como esse filme influenciou os “X-Men” também. A crianças que trabalham no filme estão incríveis, atuação perfeita. O ator Bernard Archard interpreta o padre da cidade é interessante ver como o diretor escolheu ele para ser o perseguidor das crianças e em todo momento ele é desconfiado em relação a eles. Uma curiosidade é que no remake de 1995 o papel ficou com o nosso querido Luke SywalkerMark Hamill“.

votd-bye-kids

Só pela descrição que fiz acima já da para perceber a temática do filme. Então tudo começa numa pequena cidade da Inglaterra onde todas as pessoas, de forma inexplicável, desmaiam por algumas horas. Dois meses depois do acontecido todas as mulheres com possibilidade de ter filhos ficam grávidas. Quando as crianças nascem elas se revelam extremamente inteligentes e com traços desconhecidos da raça humana, sugerindo serem alienígenas. Então vocês já percebem que o Stan Lee teve muita influencia mesmo para criar seus X-Men.

“A Vila dos Amaldiçoados” é um filme incrível que vale muito a pena ver o original e o “remake”. A versátil lançou em “Obras – Primas do Terror Vol.1” esse filme recheado de extra e curiosidades, é muito interessante e obvio vale muito a pena comprar. Sem falar também que esse filme tem muita influencia na cultura POP como em um episódio dos “Simpsons” que ele parodiam o filme.

votd-brick-wall

Nota: 

Compre aqui  Obras-primas do terror – Vol. 1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s