A Noiva de Frankenstein (1935)

tumblr_mc3x9itpke1raij5vo1_1280

1935 / EUA / P&B / 75 min / Direção: James Whale / Roteiro: William Hurlbult, John Baldeston (baseado nos personagens de Mary Shelley) / Produção: Carl Laemmle Jr. / Elenco: Boris Karloff, Colin Clive, Valerie Hobson, Ernest Thesiger, Elsa Lanchester

A primeira vez que assisti “A Noiva de Frankenstein“, achei um filme maravilhoso e a mesma coisa aconteceu com todas as vezes que assisti. Ano passado eu li o livro e assisti aos filmes, tanto a versão que fizeram com o Boris Karloff de 1931 como a versão que o Kenneth Branagh fez em 1994. Acho que nenhuma das duas pegou o verdadeiro sentimento do livro e da criatura como esse filme conseguiu fazer.

É interessante você analisar os sentimentos da criatura em relação a vida e a outras questões como porque eu estou vivo? O que é a vida? Eu tenho alma? Essas coisas, acho isso fantástico no livro e também como o homem que brinca de ser deus se prejudica bastante com isso. O filme foi dirigido por James Whale, o mesmo diretor do original de 1931, gosto muito de como também o próprio diretor de uma liberdade maior para Karloff poder interpretar o seu monstro e também mostrar a evolução dele, se no primeiro filme o monstro não falava, aqui ele demonstra sentimentos de amor até o ódio é legal como o ator conseguiu demonstrar essas ações por várias interpretações.

1454409861-56b0888552159-032-bride-of-frankenstein-theredlist

A história de Frankenstein é clássica, todos conhecem que ele foi feito numa noite de tempestade no castelo de Lorde Byron, onde entediados eles resolveram fazer história de horror e a melhor história ficou por conta de Mary Shelley que contou a história de um homem e sua criatura, os perigos da ciência moderna e etc. A franquia das história pela “Universal Estúdios” fez tanto sucesso que lançaram vários filmes, mas a maioria não tem o Boris Karloff no elenco. Mas também foi cada galhofada, filmes como “O filho de Frankenstein“, “O Fantasma de Frankenstein“, “Frankenstein vs O Lobisomem” e por ai vai.  O sucesso comercial de “A Noiva de Frankenstein” foi muito boa, já que ele custo coisa de 350 mil dólares e faturou 2 milhões, por isso o sucesso dos filmes de monstros. A crítica também adorou o filme e os elogios a Karloff foram vários e não é atoa, já que ele está muito bem no filme.

A história começa quando termina o filme de 1931. O Dr. Henry Frankenstein (Colin Clive) e seu monstro (Karloff) voltam a se encontrar, pois a criatura não estava morta como todos inicialmente acreditavam. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências mas tem sua curiosidade aguçada quando um antigo professor seu, o louco Doutor Pretorius (Ernest Thesiger), lhe diz que também teve sucesso em criar vida artificial. Frankenstein segue Petrorius até o laboratório, onde este lhe revela suas experiências, criando vida humana como se fossem sementes. Petrorius lhe mostra várias redomas de vidro com suas criações: diminutos homúnculos, que simulam rei,rainha, bispo e o diabo, dentre outros.

2-screen-shot-2012-10-09-at-7-42-05-pm

O doutor Pretorius quer a ajuda de Henry Frankenstein para criar uma criatura fêmea, mas este se recusa. Quando Pretorius se encontra com a criatura, que agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego e que vivia isolado nas montanhas, ele a convence a se juntarem para que a experiência seja realizada. Assim, Petrorius e a criatura sequestram a esposa de Henry, fazendo com que ele concorde em ajudá-los na nova criação: a companheira do monstro que a sensacional atriz Elsa Lanchester tão bem interpretou.

A verdade é que “A Noiva de Frankenstein” é um dos meus filmes  favoritos, desde o cinema de horror como o próprio cinema de gêneros, adoro muito esse filme, toda a carga dramática e também todo seus desafios ao readaptar uma obra clássica e dar uma nova versão que foi construída para os cinemas. Um filme muito sensacional que merece e muito ser lembrado para sempre como um dos melhores filmes de todos os tempos.

bride-of-frankenstein-1

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s