A Morte Convida para Dançar (1980)

prom_night_poster_01

1980 / EUA / 89 min / Direção: Paul Lynch / Roteiro: William Gray, Robert Guza Jr. (história) / Produção: Peter Simpson, Richard Simpson (Produtor Associado) / Elenco:Jamie Lee Curtis, Leslie Nielsen, Casey Stevens, Anne-Marie Martin, Antoniette Bower

A Morte Convida para Dançar” é aquele típico filme dos anos 80, que você não espera nada e não tem nada de retorno na verdade. Ele é estrelado pela Jamie Lee Curtis que só em 1980 fez três filmes de terror, que inclusive as resenhas estão no Terror Mania, como “A Bruma Assassina” e “O Trem do Terror“. Curtis é muito conhecida por ter feito o filme que a consagrou como “scream queen“, que foi “Halloween – A Noite do Terror” de 1978. Então a chamaram para fazer outro filme de “slasher“.

A história do filme saiu da cabeça de Robert Guza Jr. que escreveu mais daquelas séries famílias da “ABC“, o roteiro em si ficou por conta de William Gray que já tinha uma experiência no terror, fazendo obras como “A Ilha dos Cães” de 1982 e “ Intermediário do Diabo” também de 1980. Mas quem desenvolveu tudo foi o próprio diretor do filme Paul Lynch, a ideia surgiu depois que ele saiu de uma reunião com Irwin Yablans que havia produziu “Halloween” de Carpenter e também vários filmes de terror. Lynch sacou que vários filmes sempre saiam com alguma data que ia ser comemorada, exemplo como dia de nata, ano novo, páscoa e etc. Então teve a ideia do filme se passar na noite de formatura, ele passou a bola para Guza Jr. que a desenvolveu e ai Gray escreveu o roteiro.

maxresdefault

Apesar disso tudo, o filme consegue ser interessante em várias partes e também inovador no seu próprio estilo de  narrativa. Gosto muito do começo do filme e como eles querem desenvolver um mistério. Mas realmente o filme fica cansativo a partir que eles querem deixar mais complexo numa trama rasa. Acho que a melhor definição sobre “A Morte Convida para Dançar” é que ele na verdade não passa de uma mistura de “Os Embalos de Sábado a Noite” com o próprio “Halloween”, onde temos uma festa acontecendo, mas um assassino mascarado anda cometendo atrocidades.

O filme foi gravado no Canadá e custou coisa de  US $ 1.500.000 mil para ser feito e faturou bem, em torno de US $ 14,796,236, nessa época esses tipos de filmes, realmente faziam muito sucesso, qualquer coisa com mulheres semi-nuas, assassinos e tal. Dava um retorno positivo as bilheterias. Mas mesmo assim ele foi um filme bem escachado pela crítica e recebeu diversas críticas negativas. Apesar de claro ter sido um sucesso de bilheteria, ao longo da carreira de Jamie Lee Curtis, ou melhor, por conta dela, o filme ganhou o status de cult. Um dos fatores claro foi o “home-video” também.

prom-night-mirror

A trama do filme na verdade não tem nenhum mistério, tudo começa quando uma garotinha é acidentalmente morta enquanto brinca com outras crianças em uma parte abandonada da escola. As crianças juram manter segredo sobre o episódio, mas eles não são os únicos a testemunhá-lo. Seis anos depois, durante a formatura do grupo, a testemunha misteriosa resolve buscar por vingança. A história basicamente é essa, o papel de Curtis é da irmã dessa menina, ela tem um irmão mais novo também que é bem estranho e profundamente ligada a irmã que acabou falecendo. Então as pistas estão mais que jogadas.

A Morte Convida para Dançar” ganhou várias continuações e um remake em 2008. Mas nada que chegue perto do original de 1980, mas é legal assistir pelas cenas de “gore” que eles tentam passar e também por todo esse mistério bobo do filme. Uma verdadeira obra de arte do obvio na verdade, mas um excelente filme para quem pede aquela nostalgia dos filmes slasher dos anos 80.

prom-night-slasher-review-1

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s