Corrida da Morte – Ano 2000 (1975)

death_race_2000_poster_01

1975 / EUA / 80 min / Direção: Paul Bartel / Roteiro: Robert Thom, Charles Griffith/ Produção: Roger Corman, Jim Weatherill/ Elenco: David Carradine, Simone Griffeth, Sylvester Stallone, Sandy McCallum, Louisa Moritz, Don Steele

Adoro filmes de ficção cientifica com futuros diatópicos e gosto principalmente quando envolve uma trama “ Panis et circencis“, no qual o povo se ferra, mas é iludido com entretenimento barato. É assim em filmes como “O Sobrevivente” com Arnold Schwarzenegger, até “ Rollerball – Os Gladiadores do Futuro” que saiu no mesmo ano que “Corrida da Morte“.

Mas “Corrida da Morte – Ano 2000“, é aquele típico filme que você ouve falar em referencias, mas você pensa: “um dia eu assisto!“. Esse dia chegou e nossa que filme mediano, mas ao mesmo tempo divertido. Ele não levanta nenhuma crítica séria na verdade como os problemas sociais e etc. E sim uma crítica a televisão e a violência gratuita, esses pontos é legal do jeito que é abordado, principalmente na trama quando para você vencer, não basta só ser o mais rápido, você tem que matar pessoas durante o seu percurso.  Então vale de tudo, até matar crianças, idosos, padres e pessoas da própria corrida. Uma verdadeira barbárie, mas isso não é abordado de forma séria e sim de um forma até boçal. Talvez seja essa a proposta do filme, banalizar a violência.

deathrace2000_3

Não é atoa que esse filme influenciou um dos jogos mais polêmicos e violentos de todos os tempo que é “Carmageddon“, onde a proposta do jogo é a mesma do filme, não basta você só vencer a corrida, você tem que matar mais pessoas. Roger Corman queria fazer um filme de ficção futurista para aproveitar a publicidade de “Rollerball“, então ele viu um livro do escritor Ib Melchior que é roteirista de vários filmes de ficção dos anos 50 como “Viagem ao Planeta Proibido“, “Monstro do Planeta Perdido” e “O Planeta dos Vampiros“. Corman contratou então Robert Thorn para adaptar o livro e chamou Paul Bartel para dirigi-lo, conta que o roteiro estava horrível então Charles B. Griffith o reescreveu. Na verdade isso é uma coisa muito comum no cinema em geral, esse troca- troca de atores, diretores, roteiristas e etc. Mas enfim outra curiosidade é que Corman queria Peter Fonda para fazer o papel principal, mas como o ator estava ocupado chamaram David Carradine que na época fazia o sucesso da TV, a série “Kung Fu“.

A história se passa nos Estados Unidos do futuro, regidos por um governo totalitário e fascista, o esporte nacional é uma corrida de carros no qual um dos quesitos mais importantes para apontar o vencedor é o número de pessoas que cada piloto conseguiu atropelar pelo caminho. O grande herói desse esporte é Frankenstein (Carradine), um piloto supostamente reconstruído ciberneticamente após sucessivos desastres automobilísticos. Enquanto pilota velozmente numa nova edição da corrida, Frankenstein precisa ficar de olho não apenas nos seus violentos rivais, mas também nos frequentes atentados provocados por um grupo rebelde que quer derrubar o governo sabotando seu esporte oficial.

sylvester-stallone-and-louisa-moritz-in-death-race-2000-1975

o filme ainda conta com Simone Griffeth, Sylvester Stallone, Mary Woronov, Roberta Collins, Martin Kove, Louisa Moritz e Don Steele. É legal ver esse tipo de filme e analisar com a nossa sociedade atual, principalmente com a banalização da violência, onde tudo gira em torno da televisão e também da audiência e esquecemos os problemas do dia-a-dia, por exemplo. Apesar de não ser um grande filme de ficção, tem seu mérito por ser divertido pelos absurdos e também pela produção de Roger Corman, um filme legalzinho que vale a pena assistir se não estiver fazendo nada.

death-race-2000-frankenstein

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui ou assista legendado pelo Youtube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s