REC (2007)

rec

2007 / Espanha / 78 min / Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza / Roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza, Luis Berdejo / Produção: Alberto Marino (Co-Produtor), Carlos Fernández, Julio Fernández (Produtores Executivos) / Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso, David Vert

Já faz algum tempo que o gênero de terror anda ganhando muita força fora dos E.U.A, ou melhor, tendo um destaque maior. Vale lembrar do terror asiático (o melhor na minha opinião), até os europeus e passando para quem diria o oriente médio, tem mostrado um potencial alto em produzir coisas muito boas. Claro que os americanos sempre são destaques, principalmente para o publico “mainstream” que prefere algo com um formato já pronto, do que se aventurar em filmes diferentes e com propostas para lá de bizarras, visto pelos próprios cinema independente americano que quase não faz sucesso por lá.

Mas o pior é que quando um filme ganha um destaque bom lá fora, os americanos fazem um “remake” e foi assim com “Deixe ela Entrar” e “OldBoy” e na versão americana que “REC” ganhou um remake com o nome de “Quarentena“. O filme foi escrito e dirigido pela dupla Jaume Balagueró e Paco Plaza, que já tem uma experiência com o cinema de terror e também com outras produções dentro desse gênero. Outro ponto interessante é que o filme todo é gravado em “found-footage“, ou seja, aqueles tipos de gravação com a câmera na mão e tal. E também foi no mesmo ano que saiu “Atividade Paranormal“, apesar do primeiro filme ser muito bom, a produção espanhola também reinaugurou esse formato.

top-365-films-rec

REC” para mim é um dos melhores filmes da década de 2000, com um ótimo roteiro, atuações, efeitos e também aquela câmera na mão que chega a te dar vertigem, o filme consegue ser muito assustador e também dar aquela sensação de insegurança a todo momento, coisa totalmente diferente de “Atividade Paranormal” por exemplo que usa o mesmo formato de câmera mas as propostas são totalmente diferentes. O filme ganhou mais 3 sequencias, a parte 2 – Possuídos, que o titulo já joga na cara do que se trata, a parte 3 que é “gênese” que é um dos meus favoritos da série e também o legal é que ele abandona o “found-footage” no meio das filmagens e fica com uma câmera comum mesmo, achei isso bem divertido, a parte 4 que saiu em 2014, mas ainda não assisti.

Como eu tinha dito sobre o titulo da parte 2 de “REC” é que o filme não é subgênero voltado para “zumbis” e sim são demônios, na verdade a primeira parte deixa isso bem explicado mas a segunda eles dão uma explicação bem melhor e também mais legal. Na verdade você fica naquele estilo “Evil Dead” para saber se o que você está enfrentando é um demônio ou na verdade um zumbi mesmo, para mim é fácil responder! Se está possuído é demônio e pronto.

20151117-rec_2007v_001392879

O filme começa, quando uma repórter de televisão Ângela (Manuela Velasco) e seu cinegrafista Pablo (Pablo Rosso) seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona. Enquanto eles fazem um plantão noturno para um programa local. A repórter e o câmera acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um condomínio para salvar uma senhora que está supostamente presa em seu apartamento, gritando e deixando os vizinhos assustados, ao entrarem no edifício, todos se deparam com a mulher tendo uma infecção raivosa, aos poucos o pessoal dentro do prédio percebe que aquela infecção não é uma coisa comum e sim, um vírus que te transforma numa criatura canibal. Eles não podem sair do prédio já que eles estão sendo mantidos em “quarentena”, o que nos leva a pensar numa teoria da conspiração também. Assim a  equipe de reportagem decide então filmar tudo o que acontece no local, enquanto tentam salvar suas vidas.

Acho “REC” um dos filmes mais sensacionais e criativos de todos os tempos, apesar de acharem as sequencias chatas e etc. Eu acho tudo magnífico e conseguem manter a história interessante e também você fica com uma adrenalina no corpo por assistir a esse filme, porque a todo momento você torce para que as pessoas consigam sair vivas dali, principalmente por cenas de tensão que são mostradas. A produção foi muito bem na verdade, o filme custo um milhão para ser feito e a sua renda foi de trinta e dois milhões e 428 mil dólares, um baita de um investimento. Então vale muito a pena assistir a esse filme original e realmente deixar os filmes americanos um pouco de lado e claro abraçar as propostas de outras produções.

rec_2007_10

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s