Uma Noite Alucinante (1987)

evil-dead-2

1987 / EUA / 84 min / Direção: Sam Raimi / Roteiro: Sam Raimi, Scott Spiegel / Produção: Robert G. Tapert, Alex De Benedetti, Irvin Shapiro, Bruce Campobell (Co-Produtor) / Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Dan Hicks, Kassie Wesley, Danise Bixier

Para mim “Evil Dead” de 1981, é o meu terceiro melhor filme de terror de todos os tempos, só perdendo para “O Massacre da Serra Elétrica” e “Tubarão“. Mas uma coisa interessante dessa obra, são suas continuações que na verdade não são continuações e sim remakes, mas que muda várias coisas. Bem, na verdade estamos falando de Sam Raimi, então nada é concreto em seus universos. Mas em “Uma Noite Alucinante“, tudo muda, mas seu plot continua o mesmo. O que aconteceu de verdade é que deram mais doce para a criança, ou melhor, deram mais dinheiro para Raimi fazer uma continuação de “Evil Dead“.

Mas então Sam Raimi deu uma melhorada em várias coisas do seu filme, e quando digo “melhorada“, entenda como quiser. A verdade é que esse filme tem várias coisas memoráveis como seu horror pastelão, sua comédia escrachada que vai até o humor negro e claro um protagonista bem canastra, que estamos falando de Bruce Campbell que levou seu personagem o Ash Williams para o mundo real. Quase todos os filmes que o ator faz é quase impossível ele sair do personagem de Ash. E nossa como eu gosto de “Uma Noite Alucinante”, um dos melhores filmes da filmografia de Raimi, ele conseguiu usar o que ele tinha no “Evil dead” nesse filme, ele conseguiu levar o gore ao seu nível máximo (claro que isso estamos falando da época em que ele foi feito), o genero que ele se encontra o splatstick (uma espécie de “splater” com comédia), acho que esse filme é o seu maior representante junto com “Re-Animator“, os filme do Charles Band e também “A Volta dos Mortos -Vivos“.

evil-dead-2-cast

O filme começou a ser rodado em 1986, no mesmo lugar do original que é Michigan. Muita coisa foi aproveitada do primeiro filme como o Bruce Campbell, o carro clássico do Ash, a cabana e claro o Necromincon. Que aqui ele ganha uma importância maior e também uma explicação mais redonda do que ele foi feito, coisa que vai ser abordado também na série que é o “Ash vs Evil Dead“. Até Stephen King está envolvido na produção do segundo filme, ele é muito fã do filme, isso é possível ver também no poster do primeiro longa, onde ele escreveu que esse é o melhor filme que ele já viu.

O filme começa quando Ash (Bruce Campbell) e sua namorada Linda (Denise Bixler) vão a uma cabana abandonada na floresta. Na cabana, Ash ouve uma fita deixada por um professor de arqueologia (que era o antigo dono da cabana), na fita ele recita passagens do “Necronomicon“, descoberto durante escavações recentes. A fala libera uma força demoníaca que possui Linda. Ash é forçado a matar a moça e a enterrá-la. Mas algo permanece e continua a aterrorizar o local. Nesse ponto, começa a nova história de fato. O espírito invisível ataca e possui Ash, que consegue voltar a si com a luz da manhã. Ash tenta fugir dali mas descobre que a única ponte de madeira sobre o precipício fora destruída (pela força maligna). Quando a escuridão retorna, Ash sente a aproximação do demônio novamente e volta para a cabana, conseguindo impedir que o ser volte a dominá-lo por completo. Enquanto isso a filha do arqueólogo, junto de seu amigo e de um casal de locais que lhes guiam por um novo caminho, chegam à cabana. Ash não percebe os visitantes e pensa que o demônio vai invadir. Ele atira com um rifle por detrás da porta, ferindo a moça local. Os homens o prendem no porão, onde se encontra o corpo da esposa do arqueólogo, Henrietta, que agora está possuída pelo mesmo demônio que dominou Linda. Assim, começa um jogo de gato e rato, onde Ash e Annie (Sarah Berry) tentam sobreviver, mas quando ela recita as ultimas passagem do livro, uma coisa inesperada acontece e Ash vai parar na idade média.

evildead2_054pyxurz

Gosto muito desse sequencia por conta dessas reviravoltas e também pelo roteiro que constrói tudo para a parte três do filme, que também é muito legal apesar de ser mais comédia do que terror mesmo. Apesar de Sam Raimi conseguiu um bom dinheiro para o filme e também a chance de produzir esse remake, essa continuação não conseguiu um bom retorno. Visto que o orçamento era de 3,6 milhões de dólares e “Uma Noite Alucinante” conseguiu apenas 5,9 milhões de dólares. Mas apesar disso a crítica adorou o filme e também conseguiu uma indicação para o “Saturn Awards” que é aquele festival para filmes de fantasias, terror e sci-fi. E também a crítica adorou esse filme e fora os fãs de “Evil Dead” que amam essa sequencia.

Eu particularmente adoro tudo envolvendo “Evil Dead”, acho os filmes maravilhosos, o remake de 2013 também gosto muito e da um outro contexto ao filme, o primeiro filme é o meu terceiro filme favorito de todos os tempos dentro do terror e também a série é muito boa! Vale a pena dizer que existe um quadrinho chamado “Ash, Jason, Freddy“, que sim Ash luta contra esses dois ícones do terror, fora também o vídeo-game que existe sobre o “Evil Dead”. Então o que não falta é produto para fã. Adoro essa continuação, acho ela divertidíssima, consegue também trazer algo novo dentro de sua mitologia, e a direção do Sam Raimi também é certeira, precisa e até elegante em certos pontos. Um verdadeiro clássico do genero de horror e também da comédia de humor negro.

ed201uo6

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s