Madrugada dos Mortos (2004)

dawn-of-the-dead-movie-poster

2004 / EUA / 101 min / Direção: Zack Snyder / Roteiro: James Gunn / Produção: Marc Abraham, Eric Newman, Richard P. Rubinstein; Michael D. Messina (Coprodutor); Armyan Bernstein, Thomas A. Bliss, Dennis E. Jones (Produtores Executivos) / Elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Webber, Mekhi Phifer, Ty Burrell, Michael Kelly, Kevin Zegers

Eu falei rapidamente no “The Night of Living Trettel” como foi minha experiência assistindo a “Madrugada dos Mortos“, esse filme do Zack Snyder que saiu do nada e nossa conquistou uma grande leva de fãs. O ano era 2004, a internet pelo menos para mim se limitava ao trabalho da minha mãe, já que nem computador em casa eu tinha nessa época. Mas tirando toda essa história de baixa renda minha, eu sempre fui um mega fã de horror e isso sempre falei no blog e tal. Então eu acompanhava os lançamentos do cinema pelo jornal ou o por amigos mesmo.

Mas eu lembro quando vi o cartaz do filme no finado cinema do “Unishopping” aqui de Itu (minha cidade) e precisava assistir isso! Na época eu tinha 16 anos e a censura do filme era 18, mas que se foda precisava assistir. Juntei o dinheiro de lanche e tal e fui assisti ao filme, lembro que foi a noite. Só tinha mais umas 10 pessoas no cinema e fui assistir ao filme. E caramba que experiência! Sério, independente do filme, acho que sua experiência pessoal para determinadas coisas te eleva ao nível acima. E independente disso eu achei o filme maravilhoso.

dawn-of-the-dead-2004-02

Saindo dessa nostalgia toda, eu acho “Madrugada dos Mortos” um baita de um filme, ele é mais voltado para ação e usa elementos do terror. Essa é a verdade, mas a proposta dessa obra é totalmente nova e também muda bastante de acordo com essa época que estamos vivendo. Tudo é rápido e ainda mais hoje, se você piscar perdeu quase uma semana de noticias. Os zumbis que Snyder coloca em tela é o zumbi estilo do “Extermínio” do Danny Boyle, eles correm rápidos e também são frenéticos. Isso veio muito a calhar, também pelo roteiro do James Gunn, sim antes dos “Guardiões da Galáxia“, esse pupilo da Troma escreveu o roteiro desse filme.

O filme como todos sabem é um remake do também “Madrugada dos Mortos” de 1978 do George Romero. Como tinha falado se nesse filme da década de 70, os zumbis andam devagar quase morrendo, nessa obra eles cheiram cocaína e saem correndo atrás de você e literalmente morrem atrás de algo. E isso que é muito foda, você não pode simplesmente deixar um zumbi entrar, ou melhor, sair desviando e fugir. Se você fizer isso você vai se ferrar e muito, porque ele não se cansa. O filme todo foi rodado dentro de um shopping no Canadá e também várias locações foram rodadas perto dali. E o legal é como Snyder depois na edição soube montar bem tudo isso e utilizou muito bem as imagens de arquivos, no melhor estilo Romero também. E quem não se arrepia com aquela música de abertura “The Man Comes Around” do Johnny Cash. Simplesmente incrível.

dawn-of-the-dead-2004-large-picture

A história basicamente é igual ao do Romero, mas Gunn adaptou algumas coisas para esses novos tempos. Uma coisa que se mantém é que o protagonista do filme é uma mulher, mas no caso desse filme ela é uma enfermeira e não uma repórter igual ao original. A partir dai acompanhamos Ana (Sarah Polley), ela consegue escapar de um ataque na sua casa, e foge mas ela bate o carro e é ajudada pelo policial Kenneth (Ving Rhames). Juntos eles encontram abrigo em um Shopping Center, onde outros sobreviventes estão escondidos. A partir dai tem aquele lance de integração e etc. Mas se no original Romero, usa essas partes para falar de problemas sociais e etc. Aqui o filme é ação, tiro, porrada e bomba. Porque já que os zumbis não conseguem entrar e todos tentam levar uma vida razoavelmente normal. Mas claro que tudo vai piorando aos poucos, o que achei meio chato no filme é como toda ação é explicada, como em uma cena que eles dialogam do porque os zumbis vêem ao shopping, tipo é chamar seu publico de burro, o lance do mistério é o que sempre funciona.

A recepção de “Madrugada dos Mortos” foi a melhor possível, além de arrancar vários elogios da crítica e também de site de terror especializados, a produção também arrasou nas bilheterias. Se o filme tinha custado 28 milhões para a Universal a distribuidora do filme, ela conseguiu arrecadar 102 milhões só nos E.U.A e de quebra reviveu o fenômeno “Zumbi” já que depois tivemos uma caralhada de filmes, videogames, quadrinhos (walking dead) e séries só com esse tema, um verdadeiro arraso. Fora que alavancou a carreira do Zack Snyder fazendo com que ele adaptasse depois “300” que foi um sucesso também e “Watchmen” que foi mediado no ponto de vista da bilheteria, mas acho esse filme sensacional. Mas claro que depois a carreira do Snyder se transformou no que conhecemos hoje. Mas tirando tudo isso o filme é simplesmente sensacional, uma ótima produção, serviu para dar mais fôlego a produções de terror e também os efeitos, atores, roteiro é simplesmente foda! Um filme que não me canso de ver e acredito que nunca vou cansar.

tumblr_nizxqnnan91tvsbvjo1_1280

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Deixe um comentário

