Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

alien-movie-poster-1979

1979 / EUA / 117 min / Direção: Ridley Scott / Roteiro: Dan O’Bannon, Ronald Shusset / Produção: Gordon Carroll, David Giler, Walter Hill, Ivor Powell (Produtor Associado), Ronald Shusett (Produtor Executivo) / Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerrit, John Hurt, Ian Holm, Veronica Cartwright

No espaço, ninguém irá ouvir você gritar” é essa frase que as pessoas na década de 70 liam quando estavam vendo o cartaz de “Alien – O Oitavo Passageiro“.  Acho que é quase ridiculo falar de Alien agora já que temos dezenas de filmes, séries, crossover, games, quadrinhos e etc. Mas antes nos anos 70, depois que a geração sexo, drogas e rock and roll mudou de vez Hollywood e também mudou a cabeça da população ocidental. O cinema começou a produzir filmes mais fantasiosos e lucrativos.

Depois do sucesso de “Tubarão” de Steven Spieberlg, que foi um filme relativamente de baixo orçamento, foi precedente para vários filmes de terror também se organizarem e tentarem um dinheiro com a sétima arte, então tivemos filmes “b” como “Piranhas” de Joe Dante, uma versão italiana horrível nos anos 80 que é “Alien – O Monstro Assassino” de Luigi Cozzi. E assim por diante, as produções eram mais voltadas para a ficção também  e acho que isso foi outro ponto que fez de “Alien” um outro marco na cultura. Se lembrarmos a história americana, nos anos 80 com o governo Reagan que propôs o chamado “Star Wars” no qual satélites no espaço iriam rastrear e desativar ogivas nucleares, fez a cabeça da população pirar. Não é atoa que vários filmes com essa temática ficaram famosas, como o próprio “O Retorno de Jedi” que nos anos 80 foi um sucesso.

alien-1979-wallpaper-6

Mas bem, “Alien – O Oitavo Passageiro” é um daqueles filme que você começa devorando as unhas, depois passa para o dedo e finalmente arranca seu braço fora. O filme é muito claustrofóbico, ele foi criado e roteirizado por Dan O’Bannon, sim o mesmo diretor do primeiro “A Volta dos Mortos – Vivos“.  A história de criação do filme é muito interessante, O’Bannon é conhecido também por vários roteiros fodas que ele fez como “Dark Star” o primeiro filme de John Carpenter, Força Sinistra, O Vingador do Futuro e também pela contribuição dos filmes da franquia “Alien‘. Mas O’Bannon teve a ideia do filme quando ele acabou de filme “Dark Star” e pensou em fazer um filme espacial com alienígenas, mas focado mais no terror. Então quando ele deu a ideia do filme ser um tubarão no espaço! Os executivos foram a loucura, porque mais que “Tubarão” foi lucrativo para Universal, os problemas de produção são lendários, o que vale comentar na crítica de “Tubarão”.

Logo Dan O’Bannon queria dirigir o filme, mas a Fox queria Walter Hill que tem experiencia com filmes de ação e também de baixo orçamento como “Warriors“,”Lutador de Rua” e o clássico “Ruas de Fogo“. Mas Hill não aceitou a direção e acabou na produção e logo os estúdios escolheram um inglês que estava começando e assim ia ser barato, caso perdessem dinheiro. Então chamaram Ridley Scott para a direção e assim a história de um dos melhores filmes de terror/ficção cientifica estava quase pronta. Já digo quem for assistir ao filme pela primeira vez hoje talvez o ache chato e monótomo, porque a ação demora para acontecer, diferente dos outros filmes da franquia, essa primeira produção é mais um terror psicológico. Onde o foco fica na tensão da equipe, isso é evidente porque não sabemos que é o protagonista do filme.

still-of-sigourney-weaver-ian-holm-john-hurt-tom-skerritt-and-yaphet-kotto-in-alien-1979-large-picture

Sim, o protagonista demora aparecer. Muitos pensavam que o protagonista era o capitão da nave “NostromoTom Skerritt que faz o papel de Dallas, mas ele morre também e um a um a equipe é morta, mas só uma pessoa fica viva e a tente Ripley (Sigourney Weaver), já nos anos 70  a questão do empoderamento feminino sendo jogado para os espectadores.  Uma das cenas mais legais e famosas da história do cinema é quando vemos Kane (John Hurt) que é o primeiro a ter contato com o Alien tendo convulsões na mesa de jantar da nave, os atores não sabiam que aquilo era combinado. Então a reação de medo dos atores e a cara de pavor da atriz Veronica Cartwright que interpreta Lambert quando o peito de Kane estoura e sai o Alien de dentro é legitimo!

A história do filme  se passa na nave espacial “Nostromo”, que antes de voltar para a Terra, recebe um sinal vindos de um asteroide. Assim parte da população sai para investigar isso e Kane (Hurt) é atacado por um estranho ser. E assim a história se desenvolver, porque o  que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação. Então o alien precisa de um forma de vida para poder se desenvolver, o interessante dos outros filmes da franquia é como o Alien vai mudando de forma de acordo com a pessoa que ele vai tendo contato.

alien-pic03

O sucesso de “Alien” foi uma coisa fenomenal , a bilheteria fala por sim. Se o filme custou só 11 milhões para ser feito, a bilheteira do filme lucro 104 milhões só nos E.U.A, então foi uma coisa estrondosa e também outros diretores fodas assumiram a direção dos outros filmes da franquia como James Cameron, David Fincher, Jean-Pierre Jeunet, que na minha opinião dirigiu o pior da franquia toda que é o “Alien – A Ressurreição“. Fora também o clássico crossover com os “Predadores” que rendeu dois filmes horríveis.  Mas o primeiro “Alien” é um clássico absoluto que merece ser visto e revisto como um clássico do cinema.

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s