Plano 9 do Espaço Sideral (1959)

plan_9_alternative_poster

1959 / EUA / P&B / 79 min / Direção: Edward D. Wood Jr. / Roteiro: Edward D. Wood Jr. / Produção: Edward D. Wood Jr.; Charles Bug, Hugh Thomas Jr. (Produtores Associados); J. Edward Reynolds (Produtor Executivo) / Elenco: Gregory Walcott, Mona McKinnon, Duke Moore, Tom Keene, Tor Johnson, Vampira, Bela Lugosi

Logo de cara já falo que o pior filme do mundo não é o pior filme do mundo! Porra, tanto filme ai “mega produção” e tal que pode ser considerado o pior filme do mundo e é aplaudido. Ed Wood é um gênio, faz cinema do jeito que da e como pode e merece reconhecimento mais que vários ai. Comecei vendo Ed Wood por conta do filme do Tim Burton e logo ele me chamou a atenção e quando vejo estou vendo todos os filme do pior diretor de todos os tempos.

A verdade é que Ed Wood é uma daquelas pessoas mas tão azaradas que você toma simpatia por ela. Começando que ele ficou muito amigo do Bela Lugosi e o coitado falece no meio das gravações. Depois ele não tinha dinheiro para fazer a produção desse que ser séria sua “Magnum opus“, “Plano 9 do Espaço Sideral” então ele pegou um dinheiro de uma igreja dizendo que iria fazer um filme religioso e zarpou com a grana. Um filme trash essa é a verdade, mas é uma declaração de amor ao cinema de horror e ficção – cientifica e mais ainda, uma declaração ao fazer cinema. Onde você ficava preso aos grandes estúdios, Ed Wood foi a contra-mão disso tudo.

plan_9_from_outer_space

Os efeitos especiais são os melhores possíveis, com disco de papelão segurado por barbante visíveis. Ed Wood não tem vergonha de mostrar isso e ainda quando Bela morreu, ele substituiu por um ator extremamente alto e que andava o tempo todo com o rosto coberto. Então ele mudou todo o visual do personagem do nada. O elenco é outra coisa fenomenal, contamos com a presença de Tor Johnson que já tinha participado de outro filme de Wood que é “A Noiva do Monstro” e também outro que é sensacional que é “The Beast of Yucca Flats” de 1961 e também de Vampira, que está sensacional no filme.

O roteiro é o mais bizarro possível, uma dupla de alienígenas que estava irritada com as “estúpidas mentes” do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do “Plano 9”, que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent (Gregory Walcott), um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula (Mona McKinnon), sua mulher, destes seres.

plan-9-from-outer-space-2

Para quem não sabia, essa era a ideia original de Robert Kirkman o criador dos quadrinhos de “The Walking Dead“. Então para você ver que nada é desperdiçado nessa vida. Mas a verdade é que o roteiro é bem legal e também daria excelente resultados para um diretor hoje regravá-lo. Pena que Ed Wood não tem aquela fama que seus filmes carregam e é visto como um sinônimo de piada.

Mas a verdade é que sua vida acabou em desgraça já que quando o filme acabou de ser feito, os direitos do filme ficou com a igreja, então ele acabou em desgraça. Começou depois a filmar pornografia e a escrever contos eróticos até morrer por conta do álcool. Realmente uma perda de várias não valorizadas pelo cinema. Mas ” Plano 9 do Espaço Sideral” é um excelente filme e sim deve ser visto com outros olhos.

plan-9

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s