A Sentinela dos Malditos (1977)

sentinel_poster_01

 1977 / EUA / 92 min / Direção: Michael Winner / Roteiro: Jeffrey Konvitz, Michael Winner / Produção: Jeffrey Konvitz, Michael Winner / Elenco: Cristina Raines, Chris Sarandon, Martin Balsam, John Carradine, Ava Gardner, Burgess Meredith

A Sentinela dos Malditos” é aquele típico filme que você assiste e não espera nada dele, e quando acaba você fica “meu irmão que isso?“. E foi essa a reação que tive quando acabei de assistir a esse filme. Acho que já citei aqui e se não é bom lembrar como era divino um tempo, para ser exato o ano de 2007. Quando passava toda sexta a noite da meia noite até as seis da manha, diversos filmes de terror. E um desses filme foi esse. A primeira sensação que tive foi, como vou conseguir dormir depois disso?

Mas se analisarmos os filmes dos anos 70, vemos que todos eram sinistros e sim botavam um medo danado. Seja pelo “O Exorcista“, “A Profecia“, todos tinha aquele ar de culpa católica, ou seja, todos colocavam a religião no meio. Apesar de não ter a mesma fama desses outros filmes, “A Sentinela dos Malditos” é um puta de um filme foda! De meter um medo maior que “O Exorcista”. Amo a trama do filme, os atores e a direção de Michael Winner, que alias escreveu e produziu o filme.

the-sentinel

O filme tem um elenco de respeito como Cristina Raines, Chris Sarandon, Ava Gardner, Burgess Meredith, Sylvia Miles, e Eli Wallach. Christopher Walken, Jeff Goldblum, John Carradine, Jerry Orbach, Tom Berenger, e Beverly D’Angelo. Acho esse elenco incrível e apesar de ter atores com diferenças de idade, serve para deixar a proposta do filme ainda mais bizarra. Apesar desse elenco de peso, da direção e etc. O filme não foi muito bem aceito nas bilheterias e também a crítica escachou com ele o achando ofensivo, nesse ponto é verdade. Já que em certa cena o diretor optou por usar pessoas deformadas de verdade. Achei isso meio estranho, quer dizer que pessoas que nasceram com alguma deformidade são seres infernais ou algo assim? Pode ser coisa da minha cabeça mas achei isso muito ruim.

A história se passa em Nova York e foca na vida de Alison Parker (Raines), uma modelo, namora Michael Lerman (Sarandon), um advogado. Apesar dele querer casar, ela decide que precisa ter no momento um espaço só seu e assim aluga um apartamento, onde no último andar mora um padre cego, que tem uma vida totalmente reclusa. No novo lar, ela tem dificuldades para dormir, por causa de flashbacks da sua tentativa de suicídio.

sent7

Acho que dizer mais que isso sobre a sinopse do filme é estragar a sensação de surpresa que esse filme carrega, mas achei tudo muito sinistro no filme. Os medos de Alison se concentra na sua infância com o seu pai bizarro, que em certa parte ele está fazendo uma orgia com duas mulheres grandes, fora também os vizinhos que são todos estranhos, um senhor de idade para lá de bizarro que lembra bem “O Bebe de Rosemary“. Mas claro que as intenções de cada um é diferente.

Gosto muito de “A Sentinela dos Malditos”, apesar que quando você analisa o principal “plot” do filme, é totalmente história de “super-herói”. Um vilão que quer abrir um portal e etc. Se você for assistir agora a esse filme, a motivação do vilão é igual a centenas de filmes da Marvel. Mas claro que isso não tira todo o brilho dessa excelente produção e também de você ficar cagado depois. Mas é aquilo, experimente assistir as três da manha esse filme e comprove que estou falando. Um excelente filme de terror com aquela culpa católica dos anos 70.

full_sentinel5

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s