Frankenstein de Mary Shelley (1994)

frankenstein-1994

1994 / EUA, Japão / 123 min / Direção: Kenneth Branagh / Roteiro: Steph Lady, Frank Darabont (baseado no livro de Mary Shelley) / Produção: Francis Ford Coppola, James V. Hart, John Veitch; Kenneth Branagh, David Parfitt (Coprodução); David Barron, Robert De Niro, Jeff Kleeman (Produtores Associados); Fred Fuchs (Produtor Executivo) / Elenco: Robert De Niro, Kenneth Branagh, Tom Hulce, Helena Bonham Carter, Aidan Quinn, Ian Holm

 Eu comecei a ler o livro de Frankenstein de Mary Shelley e terminei ontem. E nossa que livro sensacional, é incrível como um livro escrito em  1817 consegue ser atual e refletir o egoísmo e o medo da alma. Frankenstein acho que é a obra mais injustiçada de todos os tempos, visto como um filme de terror é na verdade um drama gótico. A Universal estúdios, pegou algumas partes do livro e fez o que quis, muitas coisas foram deixadas de lado e só voltaram em outro filme que é “A Noiva de Frankenstein” que esse sim é o meu filme de monstros favorito. E por final o livro deixa uma grande pergunta, quem é o monstro? O criador ou a criatura?

frankenstein6

Mas no mesmo dia que acabei de ler o livro passou na televisão o filme de Kenneth Branagh, que confesso tinha assistido uma vez só no começo dos anos 2000 e achava que ia ser  um puta de um terror e tal. Mas na verdade é um drama com elementos de terror. Que quando mesclado vira uma obra-prima. Para quem assistiu o filme dos anos 30 e depois assistir esse dos anos 90 é outra roupagem.  E confesso que você tem que ter uma certa maturidade para assistir a esse filme, como o “Drácula de Bram Stoker” que foi dirigido pelo Coppola e aqui ele produz o filme.

A escolha de Kenneth Branagh para a direção foi certeira. Conhecido por adaptar vários filmes shakespearianos para o cinema, aqui ele acerta mais uma vez ao mostrar a angustia e o desespero de um homem que está fadado a tragédia e a segurar um fardo, quando ele tenta brincar de Deus. É a história do “prometeu moderno” que várias vezes o livro puxa para si. O roteiro ficou por conta de  Steph Lady e Frank Darabont, sim o diretor de “The Walking Dead ” das inúmeras adaptações dos livros de Stephen King. Fora o elenco de peso como o próprio Branagh, Robert de Niro, Tom Hulce, Helena Bonham Carter, Aidan Quinn.

frankenstein-1994-1

A história começa igual ao livro, Após encontrar o Capitão Walton (Aidan Quinn), Victor Frankenstein (Kenneth Branagh) decide contar-lhe sua história. Através de flashbacks, é mostrado quando ele vai estudar medicina e conhece o Dr. Walderman (John Cleese), que lhe conta que tem feito experiências, na tentativa de reanimar tecidos mortos. Após a morte do professor, Victor utiliza seus experimentos para trazer à vida uma “criatura” com partes dos corpos de cadáveres. E assim ele cria a “criatura“, mas logo ele se assusta com sua invenção. A criatura que é bondosa, só conhece a partir dai o pior lado da humanidade. Assim ele jura vingança contra todos e principalmente contra  Frankenstein que ao longo do filme vai matando todos seus entes queridos.

ms1

Frankenstein de Mary Shelley” é  uma puta adaptação do livro. Mas claro que também não é fiel. No livro não se conta como Victor criou a criatura e também não tem essa parte que Frankenstein tenta reviver sua ex-esposa Elizabeth ( Carter) que fora assassinada pela criatura. Assim o filme tenta ter esse mais melancólico que simplesmente não precisa. Indico muito esse filme para assistir se você já leu o livro ou quer ver um Frankenstein (filme) com um olhar diferente do que dos anos 30. Essa criatura que foi interpretada pelo Robert DeNiro está sensacional e muito mais melancólico e cria vários embates dentro de nós. E volto a perguntar quem era o monstro?

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s