No Mundo de 2020 (1973)

soylent-green-15758

1973 / EUA / 97 min / Direção: Richard Fleischer/ Roteiro: Stanley R. Greenberg, Harry Harrison (Livro) / Produção: Walter, Seltzer Russel Thacher/ Elenco: Charlton Heston, Leigh Taylor-Young, Edward G. Robinson, Joseph Cotten

Tem uma citação de algum crítico no qual não sei o nome que diz: “Quando a ficção fica muito próximo da realidade está na hora de revermos certas coisas“.E uma das coisas que gosto muito com filmes que tem esse alerta apocalíptico é como ficamos assustados vendo o futuro que podemos viver. Vários filmes tem essa mensagem, seja por “Planeta dos Macacos” ou “Logan’s Run” é desesperador o futuro que podemos criar para nos mesmos.

Uma coisa que é evidente para esses filmes da década de 70 sobre o futuro utópico que nos espera é como o meio- ambiente é devastado. Com a descoberta da deterioração da camada de ozônio, era comum vários filmes vir com esse recado precavido o mundo para tomar cuidado com esse aterrador futuro.

Um dos filmes mais famosos que passa essa mensagem e realmente tem um final desesperador, principalmente para quem foi assistir essa produção nos cinemas é que “No Mundo de 2020“, tudo acabou, não à mais alimentos e nem natureza. Então com o que as pessoas sobrevivem?

Vale a pena dizer que esse filme foi dirigido por Richard Fleischer, o mesmo diretor dos dois filmes do “Conan” e também um filme que uma viagem pura que é “A Viagem Fantástica“, que no qual troca as viagens submarinas ou espaciais pela viagem dentro do corpo humano. É realmente um filme sensacional. Outro ponto é que temos Charlton Heston, que faz  um detetive que está investigando um assassinato dentro de uma mansão de luxo. É muito legal que como ele transita pela parte pobre e rica da cidade, vemos esse conflito social nas duas camadas. O filme foi muito bem trabalhado nesse aspecto. E a direção de Fleischer que é certeira quando vemos que ele consegue mudar o ritmo facilmente da sua direção quando ele passa da parte rica para  a pobre.

soylen-green-a

A história se passa no futuro utópico de 2020, na cidade de Nova Iorque que  conta  com 40 milhões de habitantes. Para alimentar as inúmeras pessoas pobres e desempregadas, existem tabletes verdes chamados de “Soylent Green“, produzidos inicialmente através da industrialização de algas. Somente os ricos tem acesso a comidas raras, como carnes, frutas e legumes. Quando um rico empresário das indústrias “Soylent Corporation” é assassinado em seu luxuoso apartamento, o detetive policial Robert Thorn (Heston) começa a investigar. Ele de imediato suspeita do guarda-costas do empresário, que alega ter saído na hora do crime. Após interrogá-lo, Thorn vai ao apartamento dele e encontra coisas suspeitas, como uma colher com restos do caríssimo morango. Enquanto Thorn persegue o guarda-costas, seu idoso parceiro Sol(Edward G. Robinson) começa a investigar os registros e papéis do empresário morto. E acaba descobrindo uma verdade estarrecedora sobre o tal tablete verde.

A história se apóia muito nessa sociedade doente, os conflitos sócias são a parte mais interessante, como a tecnologia criada. Um exemplo é a maquina de suicídio que é um dos momentos mais tensos no filme todo. E revela o grande spoiler do filme que é: Soylent Green é feito de gente! Simmmmmmmmmmmm! Os mais pobres estão comendo carne humana disfarçada de cereal. Não tem mais vida! Os oceanos estão mortos, animais mortos. Que filme aterrador e na verdade bem certeiro! Já que estamos vivendo a extinção de vários animais e a cada ano a terra está cada vez mais quente. Estamos caminhando para esse futuro.

007-soylent-green-theredlist

Gostou muito de “No Mundo de 2020” porque além de ser uma puta de uma ficção é também um excelente filme noir. Que tem uma trama muito intrigante uma sub-trama que é os problemas sociais, ecológicos e políticos mais interessantes ainda! Vale muito a pena assistir esses filmes de ficção dos anos 70 e vermos que a ficção não está tão longe da nossa realidade assim.

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s