13 Fantasmas (1960)

13-ghosts-1

1960 / EUA / P&B / 85 min / Direção: William Castle / Roteiro: Robb White / Produção: William Castle / Elenco: Charles Herbert, Jo Morrow, Martin Milner, Rosemary De Camp, Donald Woods

As vezes na vida termos certas surpresas e uma delas é: “Não acredito que esse filme é um remake?” E temos vários filmes nesse estilo que séria uma lista longa e maior que essa resenha. Mas fato é que tive uma surpresa assistindo a esse filme “13 Fantasmas” de 1960. Ele foi dirigido por William Castle que tem uma longa lista no cinema de horror dos anos 50 e começo dos 60. A maioria dos seus filmes invoca esse estio “horror house“.

Mas fato é que os filmes do diretor não são assombrosos, como outras produções dessa época. Ele sempre coloca elementos de humor. Mas como diretor e produtor Castle é uma pessoa incrível e muito criativa com a produção, roteiro e etc. Vincent Prince adorava trabalhar com ele e fato que participou de algumas produções do diretor como “A Casa dos Maus Espíritos” e “Força Diabólica“.

tumblr_mv3ba1bibj1qmemvwo1_1280

O filme foi produzido pela Columbia Pictures e contava com certo elenco de peso como Margaret Hamilton que fez a bruxa má do oeste em “Mágico de Oz” é até engraçado como eles brincam com essa referencia no filme. Outra curiosidade é que de uma forma indireta esse filme foi o responsável em influenciar a criação de “Scooby- Doo“, que iria sair anos depois, mas ainda na década de 60. A produção tinha um trunfo que era a tecnologia da época que era os efeitos “Illusion-O” que consistia em colocar uma imagem sobre a outra. E assim tinha o aspecto dos fantasmas fazendo várias coisas.

Logo eu aviso de quem quer um baita filmão de horror dos anos 60, vai se arrepender,  o filme é divertido e suave de assistir. Acho que quem assistiu  na época deve ter tido medo por causa dos efeitos. É difícil falarmos sem ter esse olhar de uma pessoa da década de 60. Mas o filme é legal, não é um dos melhores, bem meia boca na verdade. Mas mesmo assim divertido de assistir.

tumblr_mv3bv8bs6a1qmemvwo1_1280

A história começa quando um ocultista o Dr. Plato Zorba, morre. E como ele vivia numa mansão, ela passa para o seu herdeiro. Assim o  advogado Benjamin Rush (Martin Milner), comunica ao herdeiro, o distraído professor Cyrus Zorba (Donald Woods), sobre o testamento. Cyrus está com problemas financeiros e acabara de ficar sem todo a mobília, recolhida pelos credores. Quando sabe que herdara a mansão, ele e a família se mudam de imediato para lá. Mas não demoram a descobrir que a casa é assombrada por doze fantasmas, onze capturados pelo professor Plato ao redor do mundo e o décimo-segundo é o próprio. E que logo haverá um assassinato que fará surgir um décimo-terceiro fantasma.

A história como eu disse é bem simples, se for pensar a base do roteiro. E ainda mais com esses “plot – twist” que como eu disse vai influenciar a criação do desenho do Scooby. Outro ponto interessante é como o filme cria uma mitologia própria sobre os fantasmas e como eles precisam de um artefato para velos. Confesso que a equipe de marketing da Columbia foi muito feliz em pensar nessa ideia, porque deve ter vendido horrores esses efeitos de óculos 3D.

guvriqsfo0tvsaswjdzqfhgtlf0

13 Fantasmas” ganhou um remake em 2001, que nossa consegue ser muito, mas muito ruim mesmo. Lembra bem “A Casa Amaldiçoada” que também é um remake da década de 60 chamado “The Hauting“. O filme de 2001 foi dirigido por Steve Beck que no ano seguinte iria realizar “Navio Fantasma” que é mais legal em comparação a seu outro filme. Ele ainda conta com a participação de Tony Shalhoub (como o professor), F. Murray Abraham (como o tio creepy) e Matthew Lillard ( sim o Salsicha! Coincidência? Eu acho que não). Esse remake tentou ser algo que não é, o diretor tentou dar uma repaginada. Mas o que é um filme divertido e tal ficou com um tom gore e chato. Ainda bem que as vezes vejo alguns filmes com o olhar da época.

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s