O Portão (1987)

the-gate

1987 / Canadá, EUA / 85 min / Direção: Tibor Takács / Roteiro: Michael Nankin / Produção: John Kemeny; Andras Hamori (Coprodutor) / Elenco: Stephen Dorff, Christa Denton, Louis Tripp, Kelly Rowan, Jennifer Irwin, Deborah Grover, Scot Denton

Garotos descobrem, no quintal de casa, um buraco (de onde foi retirada uma árvore) que pode ser uma passagem para o inferno. Essa é a sinopse básica de “O Portão“, filme que inclusive está um bom tempo no catalogo da Netflix. Mas caso é que essa produção é aquele caso clássico de filmes de nostalgia e quando digo isso, logo se lembra de Cinema e Casa, sim! Novamente o SBT arrasando em passar bons filmes de terror.

O engraçado de “O Portão” é que eu assisti uma cena quando era criança e vi a chamada na programação do SBT, e como fica muito tempo sozinho em casa, achei o filme aterrorizante, porque essa é a história do filme. Crianças que ficam sozinhas em casa e coisas terríveis acontecem. E como desde que eu era criança tinha uma curiosidade mórbida sobre esses assuntos, eu simplesmente fiquei tentado a assistir.

juntoslibro

Mas fato é que o filme é um baita história de horror, mas para crianças. Sim, tudo que está no filme é para aterrorizar as crianças como a morte de animais, perder a mãe, o lar e etc. Não quero dizer que isso não assuste os adultos também, mas as crianças claro se assustam numa intensidade maior e isso é o choque que o filme procura realizar com suas atuações e efeitos bizarros.  Os monstros que aparecem hora parece produções dos filmes B do Peter Jackson e hora parece aqueles stop-motions dos filmes clássicos do  Ray Harryhausen .

E como disse o filme é um terror infantil por todos esses elementos e também por seu roteiro e etc. A história se passa numa casa, onde os pais de dois meninos vão viajar, e eles passam o final de semana sozinhos. Nisso acompanhamos Glenn (Stephen Dorff, em sua estréia nos cinemas). Ele tem uma casa na arvore no quintal. Mas infelizmente ela é atingida por um raio, no qual se revela que a passagem para uma gruta, ou melhor, um portão para algo desconhecido.

captura-de-tela-2016-01-08-as-14-52-15-2

Glenn e seu amigo Terry (Louis Tripp) começam a investigar o buraco e acham o lugar, no qual se revela uma espécie de passagem para o inferno. Terry descobre por meio de seus discos de “Heavy – Metal” que na verdade o portal é para liberar um antigo demônio, mas para isso acontecer ele tem que receber o sacrifício de um animal. Mas por coincidência o cachorro da família morre na noite anterior, e assim ele é jogado no buraco pelo interesse amoroso de Al (Christa Denton), irmã de Glenn. Assim a noite dos garotos vira um inferno quando estranhas criaturas surgem na casa e revela pesadelos terríveis já que eles podem se transformar em qualquer coisa. Então cabe a Gleen resolver essas paradas.

O filme que foi dirigido pelo Tibor Takács tem uma boa direção, os atores são bons, mas como falei é um filme para crianças ou pré-adolescentes. Na época assustou  mas agora não assusta em nada, um dia espero ter um filho ou sobrinho para apresentar esse filme para ele. Vale a pena lembrar que ele foi escrito por Michael Nankin que escreveu a continuação do filme que saiu em 1990 e também dirigiu e escreveu um dos melhores filmes dos anos 80 que é “Loucuras à Meia – Noite“.

tumblr_nnt8z75jqv1uqf7xdo1_1280

Nota: 

Baixe o filme com legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s