O Anjo Malvado (1993)

the-good-son

1993 / EUA / 87 min / Direção: Joseph Ruben / Roteiro: Ian McEwan / Produção: Mary Ann Page, Joseph Ruben /Elenco: Macaulay Culkin, Elijah Wood, Wendy Crewson, David Morse, Daniel Hugh Kelly, Jacqueline Brookes, Quinn Culkin, Ashley Crow, Guy Strauss, Keith Brava

Eu lembro que quando saiu na Globo a chamada de um filme: Pela primeira vez na televisão “O Anjo Malvado”. Eu nem precisei assistir ao filme para ficar traumatizado, só de pensar numa criança matando, era uma coisa que nunca tinha visto e ainda Macaulay Culkin fazendo isso! Sim amigos o Kevin Mccallister. Num dia você está fazendo armadilhas inocentes para defender sua casa e na outra você está matando animais, causando acidentes em rodovias. Simplesmente do mal mesmo.

Nem preciso dizer que minha mãe não deixou eu ver esse filme. Então lembro que infernizei meus amigos para contar como era o filme e tal. O que ele aprontava, porque ele fazia isso? Eu simplesmente criei um fascínio e uma repulsa ao mesmo tempo pelo ator e pelo filme. Só consegui assistir ao filme anos mais tarde, no caso quando tinha 14 anos. E quando pude finalmente assistir, Jesus Cristo! Que filme foda… É simplesmente fantástico. A interpretação de Macaulay Culkin e Elijah Wood que também já era um rosto conhecido e já tinha feito filmes como “Radio Flyer” e “Eternamente Jovem” com Mel Gibson. Então era um excelente elenco.

good-son-the-di-2

O filme é dirigido por Joseph Ruben que faz uma direção certeira em focar em dois pontos que é ação de Henry (Culkin) e as reações que ele traz para a família. No caso sua família está arrasada porque o filho mais novo, no caso o bebe se afogou na banheira e a mãe se culpa por isso, sem saber a terrível verdade. O que impulsiona crianças a matar? É algum desvio psicológico  ou algo do tipo? Bem eu não sei porque não sou psicólogo. Mas o filme não se concentra em falar disso e sim das ações psicopatas de uma criança.

A produção do filme foi um inferno e não por culpa de Henry e sim pela família Culkin, não é atoa que o menino prodígio da série “Esqueceram de Mim” está com vários problemas por conta dos pais. Além dele não poder ser uma criança normal, ele foi atormentado por constantes brigas judiciais por conta que os pais guiavam o dinheiro do menino. Como um verdadeiro astro na época, os seus pais fizeram uma verdadeira pressão na produção do filme, dizendo que queria os outros filhos participando do filme. Coisa que acontecem em “Esqueceram de Mim” e também outras exigências como a saída do diretor Michael Lehmann. Então os estúdios tiveram que afrouxar as coisas. Quem já assistiu o filme mais recente de David Cronenberg Mapa para as Estrelas” sabe que estou falando.

39db935f88fa

Mas o filme impressiona também pelo alto grau de atuação de Elijah Wood, que simplesmente é um arraso no filme. Conseguimos ver a tristeza na cara dele quando ele perde a mãe e no meio dessa transição vai morar uns tempos com o primo em outro lugar e vive um inferno na mão dele. A história do filme como contei é marcada pelo dois meninos, Mark Evans (Wood) é um garoto que vai passar um tempo na casa de seus tios após a morte de sua mãe. Lá ele descobre que Henry (Culkin), seu primo, é um psicopata homicida dissimulado que tenta matar sua própria irmã. Quando Mark tenta avisar sua tia (Wendy Crewson), é desacreditado. Enquanto isso, Henry planeja seu grande golpe – matar a própria mãe – e Mark tenta impedi-lo de todas as formas.

É simplesmente fantástico toda atuação e também as maldades do menino. Apesar de ser um bom filme e com um elenco fantástico o filme não foi tão bem  nas bilheterias e assim foi um fracasso mediano na verdade. Mas depois disso Macaulay Culkin, nunca teve uma grande repercussão como antes. Claro que ele estrelou grandes produções como “Riquinho” e depois desapareceu e só voltou em 2003 naquele filme independente “Party Monster” de 2003. Diferente de Elijah Wood que depois decolou com “O Senhor dos Anéis“, “Vida Eterna de uma Mente sem Lembranças” entre outros também independentes.

the_good_son_2

Realmente “O Anjo Malvado” foi um grande filme com um elenco muito bom e uma boa direção e foi legal do roteiro essa sacada em focar esses dois pontos entre as ações do menino psicopata e sua família sofrendo por essas ações. E seu final é simplesmente espetacular, de arrepiar na verdade. Um bom filme que merece ser revisitado.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

2 pensamentos sobre “O Anjo Malvado (1993)

  1. assisti quando criança aos 7 anos em 1995, era uma fita vhs preta, como eu era fã do Macaulay desde esqueceram de mim minha mãe alugou e eu assisti junto com ela que ficou impressionada com a história pois ela achava q se tratava de algo bonito por conta do título e eu acabei adorando até hoje o filme. Realmente a capa do vhs engana mesmo com a sinopse, me marcou muito, foi o melhor filme de suspense q viu na vida, em 96 anunciou na globo que iria passar e todas as vezes que passava assistia, tenho a fita vhs guardada como lembrança.A fita preta hoje em dia é a mais rara de achar, tem mais a versão verde.

    Curtir

    • Oi Bruno, nossa sua mãe foi legal em alugar esse filme para você. Apesar que realmente a capa engana mesmo. Mas esse filme até hoje me deixa mal. Apesar de claro ser um baita de um filme. Eu lembro de alugar depois de um tempo a fita verde mesmo. Não sabia dessa da fita preta! Mas valeu mesmo =)

      Curtir

Deixe um comentário

