Os Outros (2001)

the-others

2001 / EUA, Espanha, França, Itália / 101 min / Direção: Alejandro Amenábar / Roteiro: Alejandro Amenábar / Produção: Fernando Bovaira, José Luis Cuerda, Sunmin Park, Eduardo Chapero Jackson (Produtor Associado), Miguel Ángel González e Emiliano Otegui (Linha de Produção), Rick Schwartz, Paula Wagner, Tom Cruise, Bob Weisntein, Harvey Weinstein (Produtores Executivos) / Elenco: Nicole Kidman, Christopher Eccleston, Fionnula Flanagan, Alakina Mann, James Bentley

PENSA NUM FILME SUBESTIMADO! Pensou? Então provavelmente você nem chegou perto de “Os Outros“. Cara que filme foda! Mas falar dessa produção é falar do diretor Alejandro Amenábar e de “O Sexto Sentido” e de outros filmes que vieram com a carga do “plot twist“. Mas bem o diretor Amenábar começou sua carreira em um dos meus filmes favoritos que é o “Tesis” um puta thriller, onde uma mulher  descobre dentro de sua faculdade um comercio ilegal de filmes ” snuff “, ou seja, aquelas produções caseiras onde você vê pessoas em situações reais sendo mortas. A partir dai ele ganhou muito fama e trabalhou em filmes consagrados como “Mar Adentro“, ” Abre los ojos” e escreveu o remake para os gringos do “Vanilla Sky” que também é muito foda. E finalmente em 2001 escreveu e dirigiu esse ambicioso thriller sobrenatural com atores de peso como Nicole Kidman e Fionnula Flanagan.

E o que “Sexto Sentido” tem haver com isso? Bom, sabe aqueles filmes que foram responsáveis para trazer um gênero de volta? Tipo “Madrugada dos Mortos” foi importante para reviver os zumbis novamente ou “X-Men” foi importante para reviver ou dar um novo ar para o cinema de heróis. Mas então o importante de dar essa nova importância para filmes de sustos, ou melhor, aqueles filmes que não tem aquele horror escancarado, coisa que poucas produções conseguem fazer hoje em dia. Se é para ter sucesso o importante é ter possessão, assassinatos bem planejados e etc. Não estou dizendo que isso não é legal, mas né? Preservar a inteligência do publico também é legal.

tumblr_ns82lgvpjh1s1v3r1o1_1280

Os Outros” vai na mesma linha de outras produções como “Os Inocentes“, “Desafio do Além“,” A Casa da Noite Eterna” e “A Mansão Macabra“. Então são pequenas sugestões de algo sobrenatural está acontecendo. Coisa que o Guilhermo DelToro aproveita também em “A Espinha do Diabo“, “O Orfanato” e “O Labirinto do Fauno“. Produções que tem como personagem principais crianças, mas vemos tudo pelo olhar sobrenatural delas, então não sabemos que aquilo é real ou só imaginário

A direção de  Alejandro Amenábar é muito precisa e focada  no que quer mostrar, ou seja, o medo e desespero de uma família. E ele sabe explorar muito bem isso mostrando isso num ambiente só. Outra coisa que também é bem trabalhada é a fotografia de Javier Aguirresarobe, então tudo é muito escuro, tudo muito pautado, pouca iluminação mesmo para mostrar um ambiente totalmente claustrofóbico, o que mira com a personalidade dos personagens, todos usam tons de roupa muito escuras ou totalmente pretas.

the-others-489117l

A história é focada em Grace Stewart (Nicole Kidman) ela vive com seus dois filhos pequenos em uma mansão no campo. As crianças, Anne(Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley), tem uma doença rara, fotossensibilidade, devido a isso suas vidas são pautadas em torno de uma série de regras complexas para protegê-los da exposição da luz solar. A chegada de três servos na casa – uma babá envelhecida e serva chamada Srª Bertha Mills (Fionnula Flanagan), um jardineiro idoso chamado Mr. Edmund Tuttle (Eric Sykes)e uma menina muda, chamada Lídia (Elaine Cassidy) – coincide com uma série de eventos estranhos. Anne desenha imagens de quatro pessoas: um homem, uma mulher, um menino chamado Victor e uma mulher de idade, todos os quais ela diz que tem visto na mansão. Um piano é ouvido de dentro de um quarto que está trancado e vazio. Eventualmente, convencendo-se de que algo profano está na casa, ela sai na névoa para falar com o padre local para abençoar a mansão.

Todo esse tom de algo está acontecendo, mas será mesmo que está acontecendo ou não é só imaginação por ficarem tanto tempo trancados e tal. As alternativas que os personagens vão dando para os eventos é muito legal. Até quando se revela uma verdade arrasadora, achei simplesmente foda. Mas claro que não vou contar aqui, porque o filme é uma das melhores coisas desse século. Sem sombra de duvidas.

the-others-old-lady

É ver para crer mesmo e se surpreenda num nível tipo “O Sexto Sentido“, porque hoje em dia é bem difícil, não impossível de encontrar filmes inteligentes num tom que deixa sua cabeça tonta de tanto pensar nas possibilidades do filme. Simplesmente sensacional.

Nota: 5 Caveiras

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s