Pânico (1996)

scream_1_jap_original

1996 / 111 min / Direção: Wes Craven / Roteiro: Kevin Williamson / Produção: Stuart M. Besser, Dixie J. Capp, Cathy Konrad, Marianne Maddalena, Nicholas Mastandrea, Bob Weinstein, Harvey Weinstein e Cary Woods / Elenco: Neve Campbell,Courteney Cox,David Arquette,Matthew Lillard,Henry Winkler,Liev Schreiber,Jamie Kennedy,Rose McGowan,Skeet Ulrich,Drew Barrymore

O filme “Pânico” é revolucionário? Com certeza que não. Mas que é divertido para caramba isso é. Esse slasher lançado em 1996 é um filme divisor na opinião de muito fã de horror. Tem gente que o ama e tem gente que odeia, sem meios termos. Eu estou no time que ama o filme. Não estou dizendo que é o melhor filme do mundo e nem a obra-prima de Wes Craven porque não é mesmo. Gosto mais de “A Maldição de Samantha” do que a quadrilogia “Pânico” inteira. Mas mesmo assim é um filme divertido, despretensioso e ainda deu uma nova características para os slasher’s que vieram em seguida.

Uma características dos filmes de terror que iam vir em seguida era pegar essa galerinha jovem de Hollywood que estava começando e colocá-los em situações difíceis. E Wes Craven conseguiu fazer isso muito bem, ele pegou atores como David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox, Matthew Lillard, Rose McGowan, Skeet Ulrich, e Drew Barrymore. Assim todos esses jovens amados pela geração MTV conseguiu fazer arrecadar uma boa grana a Craven.

scream002

O legal é o diretor usa a metalinguagem para narrar “Pânico“. Muito parecido o que ele vai fazer no ultimo filme do “A Hora do Pesadelo“. Então os personagens sabem que eles estão num filme de terror. Tem uma cena muito legal no filme em que o personagem Randy (Jamie Kennedy) começa a listar todas as regras de um filme de horror, enquanto uma galera assiste “Halloween” de John Carpenter. Quer coisa mais “Fan service” do que isso?

O roteiro que foi escrito por Kevin Williamson, que é um baita fã de terror e escreveu coisas como “Amaldiçoados“, ” Tentação Fatal“, ” Prova Final“, “Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado” e fora a quadrilogia do “Pânico” e a série que agora é da Netflix. Williamson se inspirou em filmes como o próprio “Halloween” já citado e um caso real que foi o massacre de “Gainesville Ripper“. O roteiro foi comprado pela “The Weinstein Company” e tem como produtores Harvey e Bob Weinstein. O filme enfrentou problemas por censura, orçamento e também curiosamente os moradores da região onde ele foi filmado não estavam gostando daquela movimentação e problemas com a produção ocorreram.

scream003

A história tem como o centro principal Sidney Prescott (Campbell), uma estudante do ensino médio na cidade de Woodsboro, Califórnia, que se torna o alvo de um assassino misterioso conhecido como “Ghostface“. Outros personagens principais incluem a melhor amiga de Sidney, Tatum Riley (McGowan), o namorado de Sidney, Billy Loomis (Ulrich), o melhor amigo de Billy, Stu Macher (Lillard), Randy Meeks (Kennedy), o vice-xerife Dewey Riley (Arquette) e a repórter de notícias Gale Weathers (Cox). Dificilmente você não vai gostar de nenhum personagem, porque você se apaga muito fácil a eles.

Apos o lançamento do filme, ele foi acusado de incitar a violência contra os jovens. A ideia do filme é essa afinal, principalmente o discurso dos dois assassinos (opa, spoiler!). Mas enfim o “Ghostface” liga na sua casa enquanto você está sozinha (o) e pergunta: Qual o seu filme de horror favorito? Cara não tem como não dar merda isso. Principalmente para essa galera que estava vendo a internet nascer e tal. Dizer muito sobre “Panico” é deixar um spoiler tremendo, se isso é possível ainda?

scream2

Curiosamente “Panico” é até hoje a produção do gênero “slasher ” com a maior bilheteria já registrada. Suas sequencias ocupam a e posição, respectivamente, seguido por “Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado” e “Freddy vs. Jason“. “Panico” é até hoje o 3° filme que rendeu mais dinheiro para os estúdios da The Weinstein Company. E como eu disse antes, um filme maravilhoso que merece e vai ser registrado aqui no Terror Mania e quem sabe mais para frente não ganhar um podcast ou algo especial.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s