A Sociedade dos Amigos do Diabo (1989)

society-poster

1989 / EUA / 99 min / Direção: Brian Yuzna / Roteiro: Rick Fry, Woody Keith / Produção:Keith Walley; Keizo Kabata, Terry Ogisu, Paul White (Produção Executiva) / Elenco: Billy Warlock, Devin DeVasquez, Evan Richards, Bem Meyerson, Charles Lucia, Concetta D’Agnese, Patrice Jennings

Crítica social, criatividade e horror, essas são as marcas principais de “A Sociedade dos Amigos do Diabo”, claro que esse titulo não tem nada ver com o filme em si. Mas como estamos falando dos anos 80 e tudo tinha que ter um diabo para vender, só lembrar de filmes como “A Geladeira do Diabo” que já foi Locadora do Trash ou até o clássico “O Armário do Diabo“.

Quem dirige é o produtor Brian Yuzna, que é mais conhecido pelas parcerias com o Stuart Gordon que fez vários filmes baseados nas obras de H.P.Lovecraft como “Dragon“, “A Hora dos Mortos-Vivos” e “Do Além“. Assim vemos muito desse mundo fantástico nesse filme, principalmente com o lance de sociedades secretas e também algo místico acontecendo que vai rechear o filme todo.

society6

A produção do filme foi toda uma bagunça, primeiro porque o filme conseguiu ser terminado em 1989, mas só foi lançando em 1992. Como eu disse a direção certeira de Yuzna consegue pegar os elementos principais de Lovecraft e assim deixar a história fantástica de “ A Sociedade dos Amigos do Diabo” numa crítica social. O filme se passa em Beverly Hills, onde acompanhamos a vida de Bill Whitney (Billy Warlock), onde ele não se sente encaixado em sua família e nessa sociedade.

Aos poucos ele começa a suspeitar de tudo, principalmente quando seu amigo morre e deixa umas fitas onde ele tinha gravado algumas coisas estranhas que a sua namorada, que é a irmã de Billy fala. Mas as atitudes principais é em relação a sua família. Seu pai, Jim (Charles Lucia), sua mãe, Nan (Connie D’Agnese) e sua irmã, Jenny (Patrice Jennings) começam a agir estranho e a não ligar para Billy. O legal é como não sabemos se essa tal sociedade é real ou não passa da imaginação de Billy já que seu psicólogo também fala que isso é só algo da cabeça dele e que é normal adolescentes de sua idade terem essa crise de identidade.

society-just-one

Quando Billy vai entrando a fundo nesse mistério, coisas estranhas começam acontecer, primeiro com os seus sonhos que ficam cada vez mais bizarros e reais. E quando ele entra no banheiro e vê sem querer sua irmã tomando banho, ele vê que ela está toda retorcida e sua bunda está na parte da frente. E depois mais para frente ele flagra os pais fazendo sexo com a filha, que na verdade vemos que tudo não passa de várias pessoas sendo uma gosma só. Uma verdadeira loucura, mas que é muito foda dentro desse contexto colocado pelo diretor. Aos poucos como vemos em filmes de sociedades secretas, no estilo “Dragon” ou até “O Bebe de Rosemary” onde pessoas tem um culto e assim fazem de tudo para protegê-los,  é assim que acontece aqui. Quando Billy é capturado e assim vemos juntos o que está acontecendo ou seja não sabemos nada o que vai acontecer. É revelado que ele é adotado e só foi criado para ser  o alimento daquela sociedade. A crítica começa quando ricos que estão ali presentes começam a fazer “um bacanal dos mais safados” mas aos poucos eles vão se grudando um no outro até virar  uma coisa só e assim o amigo de Billy que também era  o ex-namorado da sua irmã ainda está vivo e ele é devorado.

Billy consegue escapar e assim na parte de cima do quarto vemos aquela cena que citei de incesto. Bom os efeitos especiais foram realizados pelo Screaming Mad George (que é um nome muito foda), ele também é o realizador de obras fodas para o cinema como “O Predador“, “A Hora do Pesadelo 4” e “Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos“.Então vocês devem imaginar como o filme consegue agradar qualquer fã de horror ou até de aventura ou ficção cientifica. Mas o conteúdo em si da obra é realmente fantástica e muito divertida.

society1-762x360

A crítica social do filme como eu disse é interessante quando você observa como é a vida fútil dessa galera rica e como os mais poderosos se formam para literalmente comer os mais pobres, rejeitos e etc. Principalmente hoje em dia quando vemos essa galera mais rica, por causa da sua projeção na mídia como eles se comportam diante o resto do mundo. “A Sociedade dos Amigos do Diabo” não é o melhor filme do mundo e isso se comprova pelo seu baixo orçamento, a demora na distribuição do filme e também a qualidade bem trash do longa-metragem. Mas em si o filme é bem dirigido, bem realizado e tem atores fodas como o nosso amigo “cara de bunda” que da o tom do filme.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s