O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

tremors_poster_01

  1990 / EUA / 96 min / Direção: Ron Underwood / Roteiro: S.S. Wilson, Brent Maddock /Produção: Brent Maddock, S. S. Wilson; Ellen Collent (Produtor Associado); Gale Anne Hurd (Produtora Executiva) / Elenco: Kevin Bacon, Fred Ward, Finn Carter, Michael Gross, Reba McEntire, Robert Jayne

Lembro quando o SBT passava filmes legais nos anos 90 no cinema em casa, e na sua grande maioria eram filmes de terror. E dentro dessa grade estavam clássicos que me marcou muito como “A Hora do Espanto“, “A Volta dos Mortos Vivos“, “A Bolha” e claro ” O Ataque dos Vermes Malditos“, que tem uma estrutura bem parecida com tubarão como não mostrar o monstro até o ultimo segundo e claro o pôster do filme que é uma grande homenagem ao filme de Spielberg.

Apesar do filme ser uma trasheira, ele teve um grande orçamento e também atores consagrados como Kevin Bacon que foi um astro nos anos 80 e outro ator consagrado dos filmes de ação que é Fred Ward que fez o clássico da sessão da tarde que é “Remo – Desarmado e Perigoso“. A produção foi bem realizada e teve a Universal por trás para fazer um grande trabalho, que simplesmente ficou foda demais. Os efeitos, atores, direção, roteiro é simplesmente tudo maravilhoso.

tremorshorrormovie

O engraçado da produção toda é o que a história se passada numa vila nos E.U.A em Nevada e lá existe um vilarejo chamado “Perfection” com no máximo 10 pessoas morando nele. A Universal construiu tudo para as filmagens, mas logo foi destruído também. Na cidade tem dois “faz tudo” que são Val (Bacon) e Earl ( Ward). Cansados dessa vida, eles decidem ir para a cidade grande tentar sorte, mas no meio caminho eles topam com vários problemas. O roteiro que foi bem construído, deixa o filme ao mesmo tempo leve com o seu senso de humor bacana e também com os ótimos efeitos especiais e aquela sensação de pânico de ter vermes gigantescos saindo do chão para te matar. Aos poucos vamos entrando na história junto com os dois. Assim vemos que várias pessoas ao redor da cidade foram mortas de formas bizarras, destaque para o bêbado da cidade que subiu em cima de uma torre e morreu desidratado e um outro fazendeiro que morreu engolido pela terra.

Quando os dois encontram Rhonda LeBeck (Finn Carter)  que é uma geóloga, ela já começa a introduzir sem querer o que vamos enfrentar.  Aos poucos o pânico começa, quando os dois descobrem os corpos, eles tentam avisar a cidade vizinha sobre as mortes. Mas os bichos são espertos e fecham a única saída da vila. Eles ficam presos e os vermes começam a encurtar o cerco, situação com que a cidade pense de vários modos para escapar daquele lugar e dos vermes.

Como eu disse o roteiro, direção e os atores são muito bem aproveitados e sempre ficamos com uma “dózinha” quando morre algum morador. Principalmente o comerciante local, ou melhor, o único comerciante que é o Walter Chang (Victor Wong). Assim vários problemas acontecem para que eles saem da cidade. Outro destaque do filme e que vira protagonista dos outros filme é Michael Gross que faz  aquele típico americano louco que tem um arsenal em casa e sempre está preparado para tudo. Burt (Gross) é o que começa a matar os vermes e bolar as ideias para a matança. Como na cena onde eles tentam fugir dos vermes, mas são encurralados e acabam presos numas pedras. E eles tem a ideia de pescar os vermes, fazendo uma bomba como isca. Confesso que essas cenas finais do filme são muito fodas.

Tremors 4

Apesar de toda essa bagaceira que o filme apresenta ele não conseguiu ser um fenômeno nos cinemas e sim no mercado de reprises de televisão (caso é aonde eu assisti) e também nos “home-videos” onde ele conseguiu uma boa grana e faturar bem. As continuações são coisas a partes. lembro que o SBT exibiu até o segundo filme, onde os vermes que agora estão em processo de evolução ganham pernas e não são cegos. A partir as continuações chegam a cinco! E fora a série que a “Sci-fi channel” produziu. Ano que vem vai estrear uma nova série e tratara Kevin Bacon de volta para a produção.

O Ataque dos Vermes Malditos” não é aquele filme que você vai falar “Nossa que original, meu deus o filme da minha vida.” mas é aquele tipico filme que voce lembra com carinho e sempre vai amar assistir. Porque é muito foda, independente de quanto tempo passe. Tem uma citação daquelas “Tv Guide” americana que resume esse sentimento por filmes ruins que são bons. “Tremors” (o nome original do filme) foi muito bem lançada, com Ward e Bacon provando comédia afável e agradável leve… Os efeitos especiais são de primeira qualidade… Pode não ser top 10 da melhor lista de ninguém, mas Tremors é entretenimento no entanto sólido. —TV Guide

dQdPb

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s