Elephant (1989)

Elephant-1989-film-images-c3b2a3a5-e4dd-45b4-a62b-dab3e2e1ea7

1989 / Irlanda / 39 min / Direção: Alan Clarke / Roteiro: Bernard MacLaverty/ Produção: Danny Boyle / Elenco: Patrick Condren, Michael Foyle, R.J. Taylor, Gary Walker

Lembro que a primeira vez que assisti “Elephant” foi para um curso sobre crítica cinematográfica e nossa fiquei impressionado que o filme não apresentava história e sim uma combinação de cenas gore e também num contexto social de violência dos anos 80. Mas assim mesmo que assisti a essa produção consegue ficar chocado pelo alto grau de violência, como também pela história que é interessante. Mas porque nos interessamos tanto pela violência?

tumblr_o8j3orbwcm1rgmfmpo5_1280
Não lembro o que coloquei naquela crítica que fiz no curso. Mas re-assistindo o filme e pesquisando sobre essa obra. Vejo que na verdade ela é genial, e quis de uma forma ousada denunciar os problemas sociais de uma Europa caótica. O filme que apresentava como titulo “O elefante na nossa sala de estar ” que é uma referência aos vários problemas sociais da Irlanda do Norte. O filme que saiu direto em vídeo, ou seja, saiu direto para a televisão e teve como produtor o Danny Boyle que na época trabalhava na BBC irlandesa.
A direção fica por conta de Alan Clarke que é conhecido por fazer filmes polêmicos, morreu um anos apos “Elephant” ficar pronto. A história é muito baseada em casos da policia e assim da um certo ainda mais realista ao filme. Varias cenas de plano sequencia que o filme apresenta, você vê em outra produção que tem o mesmo titulo que é “Elefante” do diretor Gus Van Saint que retratou os tiros em “columbine“, com essa mesma estética de poucos diálogos, ação cru e também a fotografia clara e escura, se combinando sem um meio termo.

A história como eu disse no começo, não tem. Simplesmente são pessoas normais andando na rua ou dirigindo e encontrando alguma outra pessoa e atirando nela. O efeito de você ver aquilo realizado tantas vezes te deixa ao mesmo tempo anestesiado pela brutalidade do ato de matar, como contemplativo com o ato da matança em si. É impossível você terminar essa filme e não sentir algo. A vários questionamentos filosóficos na minha opinião de como encaramos a violência tanto numa questão social como geopolítica que é essa briga com a Irlanda do Norte que surge grupos de extrema violência que foi o I.R.A, que foi a inspiração para o filme.

tumblr_o8j3orbwcm1rgmfmpo7_1280

Gostei muito dessa discussão, principalmente porque assisti com um grupo de alunos. E foi interessante os questionamentos que uma produção com esse peso pode gerar. É claro que a violência é crua e surreal e não é para todo mundo, porque o grau de realidade é impressionante e aquele gore de você simplesmente ver a cabeça de outra pessoa voar por causa de um tiro. E também pode ser meio cansativo, mas acho que isso vem acompanhada com a sensação de violência, principalmente quando estamos numa era de extremos como hoje em dia. Mas será que um dia saímos dessa realidade de tudo ser ao extremo?

tumblr_o8j3orbwcm1rgmfmpo10_1280

Nota:  5 Caveiras

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s