Louca Obsessão (1990)

Miseryfilm

1990 / EUA / 107 min / Direção: Rob Reiner / Roteiro: William Goldman (baseado na obra de Stephen King) / Produção: Rob Reiner e Andrew Scheinmann, Steve Nicolaides e Jeffrey Stott (Co-produtores) / Elenco: James Caan, Kathy Bates, Richard Farnsworth, Lauren Bacall

Stephen King tem vários filmes excelentes que foram baseados em suas obras, e claro aqueles ruins para caramba. Mas os que salvam como excelente produções podemos contar nos dedos como “Cemitério Maldito“, “1408“, Iluminado, “It“, “O Nevoeiro” e “Um Sonho de Liberdade“. Na verdade ele tem vários filmes bons que encheria uma crítica só falando dos filmes baseados em suas obras. Mas uma coisa que gosta nas histórias de King é como ele consegue moldar o sobrenatural e transformar numa coisa mundana ou até simples como uma simpática mulher que ajuda um escrito a se recuperar, isso séria um ótimo romance. Mas se essa mulher o prende e faz o escritor mudar o final do seu livro para que a sua personagem sempre viva. Como isso pode ser tratado?

Rob Reiner que também é outro excelente diretor e fez vários filmes legais como “Isto é Spinal Tap“, “Harry e Sally” e claro o clássico da Sessão da Tarde e que se trata de outra obra de King que é “Conta Comigo“. Então é uma pessoa que tem, e fora que ele produziu o filme também. E tem o roteiro de William Goldman que só fez clássico. Outra coisa que contribui muito para o filme é a fotografia que é excelente e deixa aquela imensidão gelada num verdadeiro inferno. E as atuações que são excelentes, fora que uma curiosidade é que Anjelica Huston e Bette Midler foram soldados para o papel de Annie ( a louquinha do filme), mas o papel ficou e também caiu como uma luva para Kathy Bates e quem ia fazer o papel de Paul ( o escritor) ia ser Jack Nicholson, mas ele recusou e por sorte do destino acabou com James Caan que consegue transformar toda aquela áurea de ator forte como ele fez em “O Poderoso Chefão“, para um homem destruído pelo trabalho e também por suas obsessões estranhas.

misery1990imagegallery3

Como eu adiantei a história só se passa com duas pessoas, claro que tem mais pessoas. Mas o núcleo que mais interessa são os dois, fora que na própria capa do filme o nome de Bates e Caan aparece em fontes enormes. Como o filme é baseado num conto de King que chama “Angustia“. O roteiro conseguiu dar um ar mais completo para a história. E nisso acompanhamos a vida do escritor Paul (Caan) que faz um escritor que está encerrando sua série de livros de uma mulher chamada “Misery“. Mas quando ele volta para a cidade e passando por uma estrada deserta no meio das montanhas, ele sofre um acidente.

Assim ele é resgatado por uma enfermeira chamada Annie (Bates) que não acredita que salvou o autor da sua série favorita. Ela toma conta dele, principalmente porque ele quebrou a perna. Mas quando ela lê o ultimo livro da série ela fica furiosa. Chamo a atenção para ver a interpretação de Bates nesses momentos é incrível a versatilidade dela quando ela passa de uma moça indefesa para uma psicopata, não é à toa que Bates ganhou o Oscar de melhor atriz por conta desse filme.

Misery 3

As cenas seguintes do filme é de uma angústia só e consegue nos prender na história, mas ao mesmo tempo você que escapar daquilo. Então é um sentimento louco, que combina muito com o filme. Fora aquelas cenas memoráveis quando Annie quebra o pé de Paul que nossa senhora, não tem gente que não fica mal com aquilo. O legal é como aos poucos vendo as tentativas de Paul de tentar escapar e também ele descobrindo a verdade por trás de Annie e que na verdade ela sempre teve problemas maiores do que a personagem que ela gosta.

Stephen King disse que escreveu esse conto por causa de uma fã que invadiu sua casa uma vez. Assim o filme consegue esse prólogo criativo de mostrar o limite da obsessão e até da maldade humana. “Louca Obsessão” é aquele típico filme que você assiste uma vez e nunca esquece, seja por seus personagens ou até as cenas de tortura e também por todo o talento do elenco. Realmente um excelente filme e claro umas das melhores adaptações de King para o cinema.

Misery-at-Unsung-Films-1

Nota:  5 Caveiras

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s