A Hora do Pesadelo (1984)

A_nightmare_on_elm_street

1984 / EUA / 91 min / Direção: Wes Craven / Roteiro: Wes Craven / Produção: Robert Shaye, Sarah Risher (Co-Produtora), John Burrows (Produtor Associado), Stanely Dudelson e Joseph Wolf (Produtores Executivos) / Elenco: Heather Langenkamp, Robert Englund, John Saxon, Johnny Depp, Ronee Blakely, Amanda Wyss

Quem nunca assistiu ao filme de terror e não dormiu a noite? Mas se esse motivo de não dormir é porque você precisa sobreviver já quer seu monstro ataca pelos sonhos? Assim temos a premissa de “A Hora do Pesadelo” de Wes Craven. Quem nunca viu um filme se quer de terror já sabe quem é Freddy Krueger, com aquela roupa listrada toda hipster e sua famosa luva com garras. Qualquer pessoa reconhece ele e suas irônicas formas de matar.

No falecido “TerrorCast” fizemos um programa dedicado ao Wes Craven e citamos “A Hora do Pesadelo” como um filme fundamental para pessoas conhecerem mais não só a obra do diretor como o terror em geral. Mas lembrando que o SBT fazia um serviço para os fãs dos anos 90 e exibia em exaustão os filmes. Então quem era moleque se divertia vendo aquelas bizarrices e não conseguindo dormir depois. Lembro que passei várias noites em claro quando criança por conta do filme, que mesmo mais “terrir” que os outros filmes seriam, esse tem uma pegada mais macabra.

A Nightmare on Elm Street 1984 1

Wes Craven que produz a maioria dos seus filmes e consegue deixa-los com uma estimativa de baixo orçamento que foi o caso desse primeiro “A Hora do Pesadelo” ele fez a produção toda com apenas 1,8 milhão de dólares. Mas o sucesso foi tanto que ele conseguiu recuperar esse investimento na primeira semana de exibição nos cinemas. Ao todo o filme conseguiu lucrar 25,5 milhões de dólares só nos E.U.A; Lembrando também que Craven escreveu e dirigiu esse filme.

A história de “A Hora do Pesadelo” é uma reunião de coisas esquisitas. Várias matéria que ele deu na época falam que ele tinha lido na infância sobre um caso de pessoas refugiadas do Camboja que pelo medo da guerra começaram a ter pesadelos com o exercito local e assim não conseguiam dormir por várias noites, assim até um desses refugiados chegou a morrer por conta de não dormir. Outra coisa que o próprio Craven relata é que quando criança ele viu uma figura bizarra do lado de fora do quarto dele que ficou o encarando e depois foi embora. Quando ele acabou o roteiro e tentou vender para vários estúdios, eles recusaram. Até a própria Disney teve um interesse, mas Craven rejeitou por causa das mudanças de roteiro que eles queriam. Então ele decidiu vender para “New Line Cinema“, que teve tudo a ver com a proposta de Craven até o momento como o fato de ser uma produtora independente também.

elm3

Apesar da história se passar em Springwood, Ohio. Ela foi gravada em Los Angeles. E também é o primeiro filme de vários atores e conta com veteranos como John Saxon, Heather Langenkamp, Ronee Blakley, Amanda Wyss, Jsu Garcia, Robert Englund e Johnny Depp. Assim no meio de nomes consagrados e pessoas que seriam consagradas, o filme consegue ser assustador num nível tão foda, que hoje ele tem o status de cult. Durante a produção, 500 galões de sangue falso foram usados. Na icônica cena em que Nancy é atacada por Krueger dentro de sua banheira foi realizada com uma banheira especial sem fundo. A produção conseguiu ser a mais criativa quanto possível como a cena onde Depp morre e é puxado para dentro da cama, o quarto foi filmado de cabeça para baixo. Como em “Sexta Feira-13” que as mortes, ou melhor, o filme é um terror cristão. Onde você não pode fazer nada de errado se não você vai morrer, aqui é de uma ordem social. As vitimas de Freddy são todas pessoas que tem problemas em casa ou de ordem social mesmo. Então as famílias são destruídas ou tem problemas com drogas ou álcool. Assim, tudo isso é perfeito para que tudo se origine e crie pesadelos. O legal de como aos poucos vamos percebendo que ninguém é inocente dentro daquela história é explicada dentro do filme e fora dele. Aos poucos coisas em comuns vão acontecendo, principalmente quando os jovens de Springwood começa a sonhar com um cara bizarro que usa chapéu, luva com garras e tem a cara toda queimada.

Quando Tina (Amanda Wyss) faz uma festinha para os amigos em casa e ela leva o namorado para o quarto e eles dormem juntos e tal. Ela roda e vira a primeira vitima de Freddy, assim também vemos duas coisas muitos massas e bem boladas no roteiro que é a morte da vitima no sonho e na vida real. Então quando Tina é morta nos sonhos, ela morre de forma bizarra na vida real. Ela sobe nas paredes é cortada em vários pedaços e seu namorado até então vira o principal suspeito. Assim Nancy (Heather Langenkamp) vira a vitima que Freddy vai torturar o filme todo. Outra coisa que da arrepio é a sensação de não poder dormir, você está com aquele sono mas dormir é fatal.

tumblr_nec79tRWpc1tzjz2jo4_1280

Nancy começa a investigar esse homem bizarro e assim ela percebe que já conheceu o assassino. Ele era o encarregado da limpeza da escola e também era um assassino. Assim quando Freddy é preso, mas um erro do sistema faz com que ele seja solto, os pais revoltados fazem justiça com as próprias mãos e queimam vivo o assassino. Assim ele jura que vai se vingar e dito e feito. A única esperança de Nancy de sobreviver é quando ela descobre que pode trazer o assassino dos sonhos para o mundo real e assim matá-lo.

A Hora do Pesadelo” é um dos melhores filmes dos anos 80 e pena que suas continuações não alcançam o máximo da primeira obra. E aquele “remake” de 2010 foi uma bosta de um nível insuportável e não reviveu a tentativa de franquia. Mas citando outra obra que Craven escreveu e dirigiu que foi “Pânico” é “Não se meta com o original“.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s