Aracnofobia (1990)

arachnophobia-30281

1990 / EUA / 103 min / Direção: Frank Marshall / Roteiro: Don Jakoby, Wesley Strick /Produção: Kathleen Kennedy, Richard Vane; Don Jakoby (Coprodutor); William S. Beasley (Produtor Associado); Robert W. Cort, Ted Field (Coprodutores Executivos); Steven Spielberg, Frank Marshall (Produtores Executivos) / Elenco: Jeff Daniels, Harley Jane Kozak, John Goodman, Julian Sands, Stuart Parkin, Brian McNamara

Acho que um dos filmes que mais vi na vida tirando claro “Tubarão“, “A Volta dos Mortos Vivos“, “Massacre da Serra Elétrica” e “Evil Dead“. Foi “Aracnofobia“, aquele filme que passava sempre na Globo na Sessão da Tarde. Lembro de ser criança e assistir ao filme junto com a minha prima e morrer de medo de qualquer coisa pequena que se mexesse.

Filmes de “monstros” foi uma febre nos anos 60 e começo dos 70 e teve filmes legais e outros horrorosos como “O Império das Aranhas“, “O Império das Formigas” e claro o clássico “A Fúria das Feras Atômicas“. Enfim essas produções fizeram muito sucesso antigamente e ostentava o imaginário de escritores como H.G. Wells que escreveu vários livros com esse tema. Mas enfim essa ideia da natureza se revoltar não é uma coisa nova no cinema. Mas a forma como ela é abordada é que muda as coisas.

2cx102

Aracnofobia” foi a estréia do produtor Frank Marshall na direção, ele que  produziu  vários filmes de Steven Spielberg, consegue pegar o “felling” do seu amigo de prender todos na cena e aumentar o suspense. Coisa que vemos muito em “Tubarão” e fica claro nessa produção, é o uso da trilha sonora para avisar do perigo e também a família que se muda para o interior e começa a perceber um perigo iminente e ninguém acredita neles. É o roteiro basicamente de “Tubarão” só que agora você tira o mar e coloca fazenda e etc. E lembrando que Marshall é um dos fundadores da “Amblin Entertainment” junto com Spielberg, então está tudo em casa.

O roteiro fica por conta de Don Jakoby que escreveu vários filmes legais como “Força Sinistra“, “A Colônia“, “Vampiros de John Carpenter” e aquele comédia Sci-fiEvolução“. Como eu disse que o filme é bem parecido com “Tubarão“, ele consegue deixar o suspense aflorar em vários momentos. Na cena inicial do filme de Spielberg, já conhecemos o “monstro” quando uma jovem vai nadar no mar e é morta por uma criatura. Nesse filme é basicamente a mesma coisa, mas você tira o mar e coloca a selva peruana onde cientista capturam aranhas. Mas uma delas consegue escapar e acaba matando um pesquisador e assim começa toda história.

arachnophobia720pmp4aac2

Assim quando o corpo do pesquisador é mandado para o E.U.A para ser enterrado na sua cidade natal, a aranha estava dentro dele e ela escapa e começa seu reino de caos. É muito legal quando numa cena vemos a cidade bem de longe e aranha mesmo pequena entrando dentro da cidade consegue ficar gigante. A direção de fotografia desse filme é realmente excelente. Ao mesmo tempo se muda para a cidade de Canaima, o Dr. Ross Jennings (Jeff Daniels), que vem é contratado para substituir o médico local. Ele se muda com a família para uma fazenda e descobrimos em pouco tempo que ele tem aracnofobia (que coisa em?). Aos poucos as mortes vão começando e claro a aranha se reproduz e assim várias “arainhas” servem para fazer o caos na pequena cidade. As cenas das mortes são muito fodas e serviu para eu ficar esperto com certas coisas como chegar meu tênis para ver se não tem nada dentro (coisa que acontece no filme por sinal), verificar se não tem nenhuma aranha no chuveiro e claro olhar o que vou comer. Que essa sim é a cena mais foda do filme todo. Aos poucos as pessoas da cidade começam a ficar em pânico por conta das mortes e o Dr. Ross começa a investigar e também apresenta John Goodman no filme que faz um dedetizador que nossa é a melhor coisa do filme os dois.

Os efeitos especiais são maravilhosos também, ainda mais na parte final onde temos a aranha líder que tenta matar Ross. Que vira um combate sem igual e que lembra novamente o final de “Tubarão” que é o homem versus a natureza. “Aracnofobia” virou um filme sensação porque conseguiu facilmente contar uma história legal e simples e mostrar o perigo que vem do nada, que é uma marca registrada desses filmes de monstros gigantes e claro contou a estrutura básica de “Tubarão” para ser o enredo da história então não tem como sair algo errado. Principalmente quando se tem o Steven Spielberg na produção e de olho no que você está fazendo.

maxresdefault

Mas esse filme é aquele típico filme que você assiste quando criança que te faz aproximar ainda mais do gênero de terror. E essa obra foi uma dessas, é legal você assistir algo de 15 ou 20 anos atrás e ver que ela ainda continua boa. Apesar de “Aracnofobia” ser um filme bem mais “Sessão da Tarde” mesmo porque não apresenta aquele terror escachado ou o gore absurdo, mas mesmo assim consegue ser legal e divertido de assistir.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s