Brinquedo Assassino (1988)

childs_play

 1988 / EUA / 87 min / Direção: Tom Holland / Roteiro: Don Mancini, John Lafia, Tom Holland / Produção: David Kirschner, Lauro Moskowitz ((Produtora Associada), Elliot Geisinger (Co-Produtor Executivo), Barrie M. Osborne (Produtor Executivo) / Elenco:Catherine Hicks, Chris Sarandon, Alex Vincent, Brad Dourif

Acho que um dos filmes que mais as pessoas da minha geração viram, ou seja, final dos anos 80 e começo dos 90 seja “Chucky” ou “Brinquedo Assassino“. Quem nunca assistiu no SBT tarde da noite o filme ou viu na locadora aquela capa de um brinquedo com um olhar psicótico fazendo algo? Lembro que foi o primeiro filme que levei na casa de uma amiga (tinha 10) e o pai dela falou para tirar porque depois ele não ia conseguir dormir por conta da filha que ia ter pesadelos. O pior que foi a parte 2 que tinha alugado. Hoje esse filme não assusta em nada, talvez pelas horríveis sequencias, mas nossa o primeiro filme é muito bem feito. Roteiro, elenco, efeitos a direção do Tom Holland está excelente.

Mas claro que bonecos ou brinquedos e etc. Assusta e é um tema pesado na infância principalmente quando vamos lembrando do boneco do fofão que tinha um punhal dentro dele ou até a história da boneca da Xuxa que queria tomar o corpo de uma menina (Olha o Charles Lee Ray fazendo história ai), mas enfim bonecos assustam para caramba. Lembrando as dezenas de filmes que veio depois com a levada de Chucky como “Bonecas Diabólicas“, “Dolls“, “Mestre dos Brinquedos“, “A Vingança de Pinóquio” e é claro o meu favorito que é “Master Puppets vs Demonic Toys“.

cpandychucky

Enfim “Brinquedo Assassino” é um sucesso em seu lançamento e ainda trouxe novamente esse elemento sobrenatural para as histórias de terror que ia alimentar os filmes de terror dos anos 90. O filme queria invocar tanto o medo nas pessoas e também surfar na onde de outras produções do gênero que um dos slogans do filme era esse: “Quando as pessoas têm pesadelos, sonham com Freddy, mas quando Freddy tem pesadelos, sonha com Chucky.” Incrível né?

A história que foi escrita por Don Mancini que escreveu o roteiro de todos os filmes da série. Usou elementos legais para dar vida a sua história. Tudo começa quando um famoso assassino/assaltante está fugindo da policia e ele vai parar numa loja de brinquedo. Charles (Brad Dourif, que também é o dublador do boneco) entra em conflito com a policia e assim ele é morto, mas um pouco antes de morrer ele faz um vodu muito loco, no qual passa sua alma para o boneco. Quem estava na loja e começou a perseguir Charles e vê que algo está errado é Mike Norris (Chris Sarandon).

child-s-play

Ao mesmo tempo temos vemos a história de uma família no qual Andy (Alex Vincent) que é um menino que vive com a mãe solteira em Chicago. Ele gosta muito de um programa que passa na televisão que chama “Good Guys” e assim como está chegando seu aniversário ele pede para a sua mãe Karen (Katherine Hicks), mas como esse boneco é caro para caramba ela diz que não vai comprar. Mas quando ela chega no trabalho sua amiga fala que tem um mendigo que tem um “cara legal” atrás da loja onde trabalha vendendo. Assim ela decide comprar. Mas por acaso é o boneco possuído pela alma de Charles Lee Ray.

Uma coisa que é legal é como “Brinquedo Assassino” segue a mesma linha de outro filme do diretor que é “A Hora do Espanto” onde temos o personagem principal que presencia o sobrenatural e ninguém acredita nele. É a mesma coisa nesse filme onde Andy  é a principal vitima, no caso ele some de casa, começa a mudar o palavreado e também pessoas perto dele começam a morrer. Assim ele é internado e jura que Chucky está vivo. O legal do filme é isso porque as coisas começam a se complicar tanto para o boneco quanto para a criança e ao mesmo tempo é um caçada contra o tempo para que a mãe de Andy e o policial consiga deter Chucky.

vlcsnap-2013-12-25-14h54m14s176

Acho que uma das partes mais legais do filme é seu final quando finalmente temos o confronto esperado e a verdade é revelada e assim o brinquedo quer matar Karen e finalmente possuir Andy. Mas claro nada sai como planejado então ele é queimado e é simplesmente genial os efeitos que fizeram e também como o filme funciona, ou melhor, o medo de você acreditar que um boneco está te perseguindo e você consegue ficar com medo daquilo.

O filme foi muito lucrativo, ele custou só 9 milhões de dólares e faturou 33 milhões apenas nos Estados Unidos. Isso foi a porteira para as continuações onde saiu 7 filmes da franquia onde o ultimo “A Maldição de Chucky” e agora vai sair o “remake” que está prometido. As continuações foram bombas mas daquelas pesadas das “trasheiras“. Principalmente com a “Noiva de Chucky” que é engraçado se pensar só como um filme de comédia, mas mesmo assim desastroso. Tom Holland que é um diretor que gosto muito foi muito esperto em tirar seu nome dessas bombas desastrosas. E claro os filmes seguintes seguiram o que Holland tinha construído. Assistam as continuações por curiosidades, mas já fiquem sabendo que são filmes bem ruins mesmo e fique com o primeiro filme no coração porque ele é bem foda mesmo.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s