Preservation (2014)

Preservation-215871642-large

2014 / EUA / 90 min / Direção: Christopher Denham / Roteiro Christopher Denham / Produção: Jennifer Dubin e Cora Olson / Elenco: Wrenn Schmidt, Pablo Schreiber, Aaron Staton, Cody Saintgnue

Sabe aquele tipo de filme que é tão absurdo que você não sabe se gosta mesmo ou odeia. Bom “Preservation” fica nesse meio termo, o filme é muito bom. Mas as situações que o filme nos obriga a ver são tão absurdas que fica no meio termo. Não digo na ação do filme e sim no roteiro.

A situação foi engraçada quando assisti esse filme, estava numa sexta feira a noite depois da aula e estava caçando alguma coisa na netflix. E quando vi a capa do filme lá pensei  que era outra produção, mas estava tão cansado que comecei a ver o filme errado mesmo. Até meu pai que assisti qualquer coisa achou muito forçação de barra algumas cenas e principalmente seu final. Mas assistimos mesmo assim. A produção em alguns momentos me lembraram e muito “A Fortaleza”, sim é aquele filme que passava incansáveis vezes no SBT e assistimos todas as vezes porque era foda demais.

preservation_web_2

Esse é o primeiro filme do diretor Christopher Denham que também escreveu e produziu. Ele é mais conhecido pelas atuações em “Argo“, “Acampamento do Inferno” e “A Ilha do Medo“. Em sua primeira produção o menino abusa do “thriller” e  do terror psicológico. Eu particularmente adoro filme onde a pessoa precisa correr para sobreviver e achar estratégias absurdas para poder realmente matar para viver. O roteiro tem um começo interessante, mas depois ele vai se perdendo em vários níveis até o seu final previsível e chato.

Tudo começa quando Mike (Aaron Staton) vai acampar com a sua esposa Wit (Wrenn Schmidt) e leva seu irmão o ex-fuzileiro Sean (Pablo Schreiber). Os três vão até um lugar isolado e proibido a entrada, até ai normal né? Quem não gosta de acampar num lugar abandonado. E apesar dos avisos e todo aquele clima estranho, eles continuam viagem. Tem uma cena muito foda onde eles passam por um parquinho e lá e numa casinha de criança tem um monte de sapatos abandonados lá dentro. Essa cena realmente ficou boa.

Preservation_web_3

Aos poucos percebemos que coisas estranhas acontecem em volta do acampamento do trio e também entre eles. E no dia seguinte o casal Mike e Wit amanhecem sem a barraca e equipamentos e com um “X” pintado na testa. Mike culpa seu irmão, mas Sean fica perturbado quando seu cachorro também foge. E assim as coisas sem complicam e o logo eles percebem que alguns maníacos estão fazem um jogo psicótico com eles. Confesso que as cenas de assassinato e as perseguições são fodas. Mas o clamor do diretor de se livrar dos dois homens e deixar só a mulher como protagonista é ridículo. Invés dele explorar a capacidade dos assassinos e menosprezar a mulher e ai serem surpreendidos por ela, simplesmente coloca os caras como dois idiotas e a mulher a única esperta do filme. Na minha opinião esse foi o maior erro do roteiro.

Assim temos as perseguições numa floresta e o mais bizarro é que os assassinos usam bicicletas e logo percebemos que não passam de adolescentes. E Wit passa o inferno na mão deles. Seu marido é morto se escondendo numa lata de lixo e Sean um soldado é facilmente morto. Aos poucos vemos o como a mulher é de ferro. E quando ela está pronta para fugir, ela decide se vingar dos garotos.  E um por um ela vai matando os pivetes. Um verdadeiro “Rambo” de saias.

Preservation_2014_720p_BR_800_MB_tenzin_mkv_00242

O que achei legal no filme é uma crítica indireta que o diretor faz aos pais e o controle que eles tem sobre seus filhos. Como na cena onde Wit está prestes a ser morta. Logo na cena final na verdade e um dos assassinos, o principal do grupinho, recebe um telefonema da mãe e quando vemos ele tirar a máscara é simplesmente uma criança. Tipo o que nossos filhos estão fazendo ou também o que estão consumindo. Achei legal essa reação com o filme e tal, um ponto interessante que o diretor deixou em aberto para conversas futuras.

Preservation” não é um filme bom, mas também não é ruim. Ele simplesmente tem seus erros e acertos. Um filme legal para assistir quando está cansado e quer ver algo para passar o tempo. Apesar de coisas obvias no roteiro como a “final girl” virar um soldado universal na meia hora final do filme. Mas mesmo assim é  produção legal e vale a pena assistir para ver qual é mesmo desse filme.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s