Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988)

killer-klowns-from-outer-space

1988 / EUA / 88 min / Direção: Stephen Chiodo / Roteiro: Charles Chiodo, Edward Chiodo, Stephen Chiodo / Produção: Charles Chiodo, Edward Chiodo, Stephen Chiodo; Paul Manson e Helen Szabo (Produtores Executivos); J. J. Lichuaco e Christopher Roth (Produtores Associados) / Elenco: Grant Cramer, Suzanne Snyder, John Allen Nelson, John Vernon, Michael Siegel, Peter Licassi

O que se pode falar dessa trasheira “sci-fi“, que mistura horror e comédia. Só dizer que é uma das maiores perolas dos anos 80 e 90. Lembro de assistir algumas vezes no extinto “Cine Trash” e também me assustar com aquelas caras de borracha bizarras e cheias de dentes. Depois de mais velho vemos toda a história por trás desse filme e também o que eles tentam fazer. Essa produção foi escrito e produzido pelos irmãos Charles Chiodo, Edward Chiodo e Stephen Chiodo e dirigido por Stephen Chiodo. Que trouxeram aquele horror espacial da década de 50 como o clássico cultPlano 9 do Espaço Sideral” e “Os Invasores de Marte“.

Mas o importe é como “Palhaços Assassinos do Espaço Sideral” coloca o nonsense em jogo nessa produção, ele brinca muito com um assunto já abordado várias vezes no cinema que são as “invasões”. E porque não colocar palhaços dentro da trama como sendo alienígenas. O legal também é como no próprio filme os atores desenvolvem essa teoria da conspiração sobre o porque dos palhaços virem a terra para se alimentar, abastecer e etc. E colocando uma fobia comum em pessoas que é “coulrofobia“, ou seja, medo de palhaços como uma coisa a se levar em conta na hora de ver o filme. Lembrando que temos vários filmes que tem os palhaços como elemento de medo. O próprio “It- A Obra prima do Terror” usa essa fobia como uma defesa do medo ou até “Palhaços Assassinos“, aquele clássico que também  é o primeiro filme do Sam Rockwell. E o mais recente que é o “Clown” que foi dirigido pelo Jon Watts e produzido pelo Eli Roth.

maxresdefault-11

Os irmãos Chiodo são massa velha dentro do universo do horror, principalmente na parte dos efeitos especiais. Apesar dos efeitos desse filme ser bem datado, ele diverte e isso que importa. Mas eles também trabalharam nos efeitos de “Criaturas” do primeiro até o quarto filme e depois o “Team America” que é um dos filmes mais fodas que já vi. Esse é o primeiro filme que Stephen Chiodo faz junto com a sua família e também escreve o filme junto com o seus irmão Charles. É curioso pensar como foi o processo criativo deles para chegar até a essa obra trash, e isso se reflete dentro do filme.

É uma sexta feira a noite em uma daquelas cidades americanas do “cu do judas” e o policial Mooney (John Vernon) já está de saco cheio da molecada. Então tempos a trilha sonora do filme que é um dos elementos mais fodas também. E assim um cometa cai e um casal vai ver o que era aquilo. Assim  quando Mike (Grant Cramer) e Debbie (Suzanne Snyder) chegam no local, eles vem um tenda de um circo. Entrando para investigar eles percebem que tudo é estranho lá dentro. Como uma sala de maquinas cheia de algodão doce e quando eles abrem vem um corpo lá dentro. Tudo é bizarro dentro da nave dos palhaços, como as armas que são bem geniais na verdade. Temos uma arma que atira algodão doce e outra pipoca. Sinceramente é mais bizarro que os desenhos do Pernalonga.

klow1

Quando eles fogem da tenda e vão procurar a policia para resolver essa estranha situação. Ninguém acredita neles e para piorar o policial Dave (John Allen Nelson) é o ex de Debbie. Quando Mike e Dave vão investigar aquilo logo descobre que tudo é um plano de invasão. E a forma como os palhaços fazem essa “invasão” que é o bizarro. Usado desde mímica até um caminhão que recolhem as pessoas, tudo é valido dentro dessa bizarrice. Mas acho que o momento mais valido dentro dessa trama, é nos momentos finais onde os “aliens” chegam na nave deles e matam um segurança de parque com tortas na cara. E lembrando que eles brincam com o clássico carro de palhaço e assim uma trupe sai dentro de um bizarro carrinho.

As partes finais é clássica daqueles filmes de ficção cientifica B dos anos 50. Temos um momento de reflexão do porque da invasão, tudo parece perdido e depois tudo se resolve de forma bizarra. Como o aparecimento de um palhaço enorme que captura Dave e ele mata aquele monstro circense literalmente estourando o nariz do palhaço. Sinceramente um filme genial. É inevitável falar que o terror dos anos 80 e 90 são os melhores. O processo criativo de vários diretores é simplesmente incrível. Podemos falar sem parar de vários filmes como “Vingador Tóxico“, “O Homem Rato“, “A Volta dos Mortos-Vivos” ou próprio “Evil Dead” que mista o humor com o horror. Então é justo colocar ” Palhaços Assassinos do Espaço Sideral” no hall de grandes filmes cult, mas também bem bagaceira. Que da aquele toque ao filme.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s