Perseguição (2001)

joy-ride

 

2001 / EUA / 97 min / Direção: John Dahl / Roteiro: Clay Tarver, J.J. Abrams / Produção:J.J. Abrams, Chris Moore; W. Mark Milchan (Produtor Associado); Jeffrey Downer, Bridget Johnson, Patrick Markey, Arnon Milchan (Produtores Executivos) / Elenco: Steve Zahn, Paul Walker, Leelee Sobieski, Jessica Bowman, Brian Leckner, Matthew Kimbourgh, Ted Levine

 

Em 1971 Steven Spielberg realizou para a TV o seu primeiro filme que é o excelente “Encurralado” que serviria de base para “Tubarão” em 1975. Digo isso porque temos um assassino invisível que não é um homem e nem um bicho e sim uma maquina. Com certeza esse é um excelente roteiro e que serviu de base para tantos outros “road movies” com serial killers e também maquinas assassinas.  Mas em 2001 o diretor John Dahl dirigiu “Perseguição” que conta com a produção e roteiro de J.J. Abrams! Sim! Ele mesmo. O cara que escreveu e dirigiu “Star Wars” e também fez um dos filmes mais legais de todos os tempos que é “Super 8”.

A produção conta com várias caras famosas como Steve Zahn que fez “The Wonders” e também algumas dublagens como o mais recente da Pixar “O Bom Dinossauro” e também Paul Walker que é mais conhecido pela franquia “Velozes e Furiosos” que  lembra muito algumas cenas desse filme. Porque o filme todo se passa dentro de um carro e os irmãos Fuller (Zahn) e Lewis (Walker) tem que se virar para não ser mortos por um caminhoneiro psicopata. Por várias vezes “Perseguição” lembra também um outro “road movie” que é o também excelente “A Morte Pede Carona” de 1986 onde temos um Rutger Hauer, louco atormentando a vida de caroneiros. Esse misto entre esses dois filmes colabora para deixar o filme muito bom.

fhd001JRD_Paul_Walker_013

A história começa com Lewis dizendo para a namorada que vai rodar o pais todo de carro para pega-la na faculdade e assim os dois podem curtir as férias na cidade deles. No meio do caminho ele recebe um telefonema dizendo que seu irmão Fuller foi preso e ele precisa de dinheiro para pagar a fiança.  Assim os dois seguem caminho até a faculdade de Venna (Leelee Sobieski), mas o que séria uma viagem tranquila se torna um pesadelo. Os irmãos resolvem passar trote para um caminhoneiro conhecido como Rusty Nail, então eles inventam que uma garota está a fim deles, e quando o caminhoneiro cai no trote. Eles o levam até um motel onde os irmãos está hospedados para dar aquela zoada num folgado que Fuller encontrou na hospedaria do motel.

Uma das vantagens do filme é como não vemos o perseguidor e sim seus atos. Que deixa o assassino como uma alma de mistério e quase sobrenatural. Isso vai dar um forçada de barra daquelas mas é relevante com a história do filme todo. Aos poucos vemos os irmãos numa sinuca de bico quando eles finalmente chegam na faculdade e pegam Venna para viajar e são levados a vários caminhos pelo assassino. Até que chegamos ao ponto alto do filme quando os irmãos vão atrás de Rusty por ter sequestrado Venna.

b40264d35d30

A partir dai vemos uma série de heroísmo e aquele suspense clássico e muito bem trabalhado para deixar seus nervos a flor da pela. Por muitas vezes a trilha sonora do filme lembrou “Psicose” de 1960 de Alfred Hitchcock e também a montagem ajudou muito o filme. Realmente um excelente trabalho de direção do diretor John Dahl.

Nota: 

Baixe o filme com  legenda aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s