Sexta-feira 13 – Parte 3 (1982)

 

tumblr_nhjpyjERTI1t0upvdo1_1280

 

1982 / EUA / 95 min / Direção: Steve Miner / Roteiro: Martin Kitrosser, Carol Watson, Petru Popescu (não creditado) / Produção: Frank Mancuso Jr., Tony Bishop (Coprodutor), Peter Schindler (Produtor Associado), Lisa Barsamian (Produtor Executivo) / Elenco: Dana Kimmell, Paul Kratka, Tracie Savage, Jeffrey Rogers, Catherine Parks, Larry Zerner

Acho que um dos maiores méritos de uma franquia é saber o que fazer com o seu personagem principal. Uma semelhança bem clara entre Jason e o Freedy é isso. Em ambos os filmes são personagens que crescem muito bem nos seus filmes mas depois ficam perdidos e os diretores, roteirista ou pior os produtores acham soluções bizarras para colocar eles num próximo filme. “Evil Dead” é um exemplo de boa franquia ou até “Maniac Cop” ou “A Volta dos Mortos Vivos”. Uma que sou muito fã mas logo entra em polemica é a série “Pânico” com o “Ghostface”. Apesar do terceiro filme ser o pior da série, ele consegue se reerguer muito bem. Podemos também citar vários fiascos de franquias como “Colheita Maldita” que o primeiro filme é muito bom mas depois se perde e feio ou até “HellRaiser” onde os dois primeiros filmes são excelentes mas o terceiro e o restante da uma escorregada e feia.

Mas em “Sexta Feira 13 – Parte 3” o filme consegue ser o pior da franquia. Nos dois primeiros filmes ele vai bem. O primeiro que mostra que o assassino é a mãe de Jason, a senhora Pamela que mata geral jovens que desejam fazer sexo ardente. E na segunda parte o próprio Jason Voohrees aparece e acaba por matar qualquer coisa que apareça em sua frente. Mas claro que ele está muito mais humano e isso que o deixa mais legal. Na terceira parte onde o diretor Steve Miner ignora totalmente o que ele fez no segundo filme, mesmo que apareça as cenas do filme anterior. O Jason mais “humano” some e o que vemos é a previa do que estamos acostumados com aquele zumbi imortal. Mas cadê a explicação do que aconteceu com ele? O que se mostra é mais sangue, peitos e mortes bizarras. Que não deixa de ser da hora, principalmente na cena onde um cara está plantando bananeira pela casa toda e vemos Jason escondido esperando ele para partir em dois o bonitão.

1378875844_8

O filme também tem várias coisas inexplicáveis começando pela “final girl” que é traumatizada, mas não sabemos o porque. E quando ela fala o motivo era melhor nem saber, porque não tem pé nem cabeça. Ela diz que encontrou o Jason na mata e lutou com ele, mas depois desmaiou e acordou em sua cama. Tipo como isso? Porque? Onde? Mas o filme não explica o porque do Jason ser tão bonzinho com a moça. Fora as mortes inexplicáveis. Lembra do cara da bananeira? Pois bem ele aparece no teto da casa, nem sei como o Jason conseguiu fazer isso, mas ele fez. Fora um cara de quase dois metros de altura se esconder embaixo de uma rede e ninguém perceber o cara ali. Mas essas isso são coisas que já estamos acostumados quando entramos na mitologia “Sexta Feira 13”.

As várias mortes são icônicas e fora que eles usam o 3D, ou melhor, tentam porque realmente não sei que efeito foi aquele.  É claro que é diferente da tecnologia de hoje, estamos falando daquele óculos azul e vermelho que tenta dar um efeito óptico para nos.. Mas a coisa mais icônica foi a mascara, sim a famosa mascara de hóquei que entrou de vez nas séries do Sexta Feira 13 e também na cultura POP em geral, por mais que a pessoa nunca tenha visto um filme, só bater o olho e ela já identifica dizendo que se trata de Jason, o matador de Crystal Lake.

1378876017_1

Essa terceira parte, é a pior da franquia na minha opinião, ela consegue cagar bonito os dois filmes, que só consegue se recuperar na parte 4, que é um dos meus favoritos onde tem o Corey Feldman enganando o Jason. É legal ver como ele consegue a máscara e tal. Mas realmente é um filme muito descartável apesar de ter conseguido um bom numero nas bilheterias. Bom dinheiro não é tudo. No meu conselho, da segunda parte pule para quarta e seja realmente muito feliz.

Nota:     

Baixe o filme com   Legenda + Filme  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s