Aniversário Sangrento (1981)

81eYD5vF40L._SL1500_

1981 / EUA / 85 min / Direção: Ed Hunt / Roteiro: Ed Hunt e Barry Pearson / Produção: Max Rosenberg, Daniel H. Blatt, Gerald T. Olson e Steven R. McGlothen / Elenco: Susan Strasberg, Billy Jayne, Julie Brown, Joe Penny, Melinda Cordell e Lori Lethin.

Aniversário Sangrento é aquele típico filme que você não faz idéia que existe mas quando assiste, logo pensa porque não vi essa porra antes? Acredito que o titulo confunda aqui no Brasil porque ele lembra muito o filme de Wes Craven que foi “Aniversario Macabro”, no qual é mais cruel que esse dos anos 80.

Mas gostei muito desse filme pela realidade que ele passa como, temos crianças psicopatas, assassinas, sem remorsos e que desejam só fazer um massacre. O que mais pode dar errado nessa produção? O roteiro do filme foi escrito por Ed Hunt, o filme todo é em baixo orçamento. Muitas vezes rodada a noite e nas cenas diurnas foi filmada em lugares isolados para economizar com elenco e também com efeitos. O que o filme tem de “B”, sobra para as mortes e também o desenvolvimento da história entorno das crianças. O que o diretor errou e errou rude, foi tentar explicar o do porque do comportamento das crianças. Ele quis inventar uma coisa mística de dizer que as três crianças são as assassinas e nasceram num eclipse misterioso e por isso do comportamento delas.

maxresdefault

Tirando toda essa bobagem, vemos crianças simplesmente como malvadas e com consciência do mal que elas estão fazendo. Elas são sádicas e metódicas, em uma cena onde Debbie (Elizabeth Hoy), uma das criança premedita a morte do pai que é policial. É muito bizarra porque ela atrai o pai para fora e depois com a ajuda dos amigos mata ele. E achei legal como o diretor coloca ela sofrendo depois no enterro pela morte do pai. Ela é uma psicopata por completa, além de matar ela simula o sofrimento. Essa mascara social é uma coisa que quase poucos filmes lembram de abordar, ou melhor, mostrar como esses psicopatas são na verdade. Lembro que dois filme que mostraram e bem essa relação de crianças malvadas, assassinas e tal foi o cult “Precisamos falar sobre o Kevin” e também um que me marcou por muito tempo que foi o excelente e as vezes esquecido “O Anjo Malvado” que teve uma produção muito boa e foi lançada em 1993 e tinha como astro principal Macaulay Culkin.

Mas bem o filme que foi rodado em 1981. Marca uma era onde crianças pegavam em arma de fogo para matar outras pessoas, ameaçava também outras crianças e tinha uma nudez, que era das mais sem vergonha possível. Tudo que enche um bom prato do “trash” e “slash b” mesmo. Uma pessoa que merece destaque e bastante fica tanto por conta da atriz Elizabeth Hoy como também do outro menino assassino que é o Curtis (Billy Jayne), o ator fez uma série de outros filmes, mas nenhum que deu um destaque maior em sua carreira. O que é uma pena, porque os jeitos que ele interpretava seu personagem que ia do limite da filha da putice e parava na inocência de uma criança. Foi muito bem desenvolvida todos os personagens.

vlcsnap-2014-07-23-22h44m42s123

Outro ponto alto do filme é como o diretor conseguiu equilibrar e muito bem outros personagens para serem vitimas das crianças. No caso os adultos, a mãe de Debbie é um exemplo claro daquele tipo de pessoa que passa a mão na cabeça do filho para tudo, deixa ele fazer tudo e também santifica o filho. E claro que o resultado não poderia ser outro. Vai se transformar num monstro psicopata como o próprio filme mostra. Aniversario Macabro é um excelente filme que deve ser analisado olhando pelo ponto da psicopatia e atitude das crianças. Quem é fã do assunto que é mais ligado com a psicologia ou até a pedagogia vai se deliciar com esse filme dos anos 80 e que é um perola daquela década esquecida que deve ser lembrada sempre.

Nota:    

Baixe o filme com   Legenda + Filme  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s