Sexta-Feira 13 (1980)

friday_the_13th1980

1980 / EUA / 95 min / Direção: Sean S. Cunningham / Roteiro: Victor Miller, Sean S. Cunninggham e Victor Miller (história) / Produção: Sean S. Cunningham, Steve Miner (Produtor Associado), Alvin Geiler (Produtor Executivo) / Elenco: Betsy Palmer, Adrienne King, Jeannine Taylor, Robbi Morgan, Kevin Bacon

Acho que um dos filmes mais legais e com uma história muito foda é a primeira parte de “Sexta Feira 13”. Claro que com alguns furos no roteiro, mas não podemos julgar esse excelente filme por esses tropeços. E nem vou colocar isso aqui. Porque o filme realmente é massa real e merece um respeito impar, além de ter uma excelente produção, roteiro e atuações formidáveis, ele tem o Tom Savini que da um show de maquiagem e efeitos especiais.

A primeira sequencia pega carona e deixa estabelecido o que já conhecemos nos próximos filmes da série. O acampamento “Crystal Lake” vai ser reaberto depois de várias tragédias que aconteceram aos longos dos anos. O legal desse primeiro filme que os eventos acontecem num período de um dia e você fica sintonizado rapidamente com os jovens do acampamento.

friday_the_13th_1980_bacon

Lembrando que esse é um dos primeiros filmes do Kevin Bacon que mais tarde voltaria ao gênero de terror com a primeira parte também de “Vermes Malditos”, um clássico dos anos 80. E depois o galhofa o “Homem sem Sombra” que traz um Kevin Bacon perturbado e também mais ousado quando fica espiando a mulherada tomando banho. Tirando toda essa babação de ovo por ele, essa produção de Sean S. Cunningham conta com um dos melhores “plot twist” do cinema. Que sinceramente ficou muito manjado principalmente para quem já viu os outros filmes do Jason e sabe que ele está vivo. Mas na verdade na primeira seqüência, não sabemos quem é o assassino e ficamos surpreendidos quando se revela que na verdade o assassino, ou melhor, a assassina é a mãe do Jason. Acho que para o começo dos anos 80 e para quem viu esse filme no cinema deve ter sido muito foda,mas agora é um típico filme que você já sabe o final. É uma cena icônica, como o final de “O Planeta dos Macacos”.

Acho o suspense desse primeiro filme muito mais explorado e também da mais certo do que o resto da franquia toda, apesar que a segunda parte ainda tem algumas formulas do primeiro. O que deixa claro a produção muito boa e de certa forma mais inteligente. Vemos um assassino mais cauteloso que joga nas horas certas e garante os sustos e até as cenas gore. Esse é outro ponto, esqueça as mortes do resto da franquia. Jogar a cabeça de alguém numa lata com um soco é para o Jason boladão da parte 8. Nesse os assassinatos são bem mais sutis e até mais legais se for pensar. Temos mortes mais reais e sanguinárias. Uma das minhas preferidas é a do Kevin Bacon no qual depois de uma transa gostosa com outra monitora, ele leva uma flechada no pescoço e uma outra que achei muito boa é da atriz Jeannine Taylor, onde ela leva uma machadada na cara. Os efeitos são espetaculares e engrandece e também enobrece essa primeira parte da serie.

friday-the-13th-1980

A primeira parte de “Sexta Feira 13” pegou uma carona com o “slasher” que foi desenvolvido em 1978 que foi “Halloween” do John Carpenter. Um assassino mascarado que vai atrás de sua vitima. O filme original surpreendeu por sair desse método, mas logo no ano seguinte voltou com o Jason mascarado com um pano na cara. Eu escrevi algumas críticas de outros “Sexta Feira 13” e disse qual é o meu favorito. Mas para mim esse já ocupa o primeiro lugar de longe. E para o seu próprio bem, tente ver esse filme sem “spoilers”. Você vai ficar o cu na mão.

Nota:    

Baixe o filme com Legenda + Filme  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s