Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993)

jason_goes_to_hell_poster_02

1993 / EUA / 87 min / Direção: Adam Marcus / Roteiro: Dean Lorey, Jay Huguey / Produção: Sean S. Cunningham / Elenco: John D. LeMay, Kari Keegan, Kane Hodder, Steven Williams, Steven Culp, Erin Gray

Eu acho que a saga “Sexta-Feira 13” é uma das coisas mais divertidas que o cinema já criou.  Com o seu entusiasmo para criar coisas novas como um assassino imortal que mata de várias formas criativas e tem como motivacional adolescentes que transam e fazem coisas erradas como se divertir, fumar maconha e nadar pelados no lago “cristal lake”. A verdade é que Jason é doutrinador dos bons costumes e bons valores e a sua punição só pode ser a morte.

Lembro quando estreou no Brasil a ultima sexta-feira. Aquele cartaz com uma cobra dos infernos saindo do capacete do Jason, aterrorizava qualquer criança que só tinha ido para o cinema ver “Toy Story”.  Mas claro que depois de uns anos aluguei o VHS do filme e nossa que trasheira. Esse filme é o esgotamento de ideias sobre a série. Claro que tudo que é bom se mexe novamente e nos anos 2000 surgiu o magnânimo “Jason X”, que mistura ficção no melhor estilo “Alien” com um terror espacial de primeira.

7B8rXRsSgn

Mas claro que o filme tem suas ressalvas, como fazer uma homenagem discreta alguns filmes de terror. O punhal do Evil Dead e o necronomicon que aparece na casa de Jason na parte final do filme. E quando a personagem principal cai no porão podemos perceber que aparece um caixote escrito “Carpenter” e embaixo com os dizeres “pólo norte” que é uma referencia a “O Enigma de Outro Mundo”. E claro a melhor cena que é quando Jason finalmente vai para o inferno e a mão de Freddy Krueger  aparece puxando a mascara de hóquei.

O filme começa com uma moça se hospedando num chalé no “Cristal Lake” e logo Jason aparece para matar a mulher, mas ai temos uma surpresa. A mulher é policia e leva o assassino de adolescentes para uma emboscada na floresta. Onde vários agentes do FBI aparece e destrói Jason com uma bazuca e vários tiros. Mas claro que isso séria fácil demais, então o corpo é destruído mas alma imortal da criatura continua viva em seu coração. E quando os restos do falecido é levado a autopsia temos a cena mais nojenta da série toda. Um cara come o coração de Jason e fica possuído pelo assassino,  assim ele ganha as habilidades de ser sorrateiro, força fora do comum e claro o maior mistério  de todos que é ser onipresente.

O legal do filme é como ele coloca um excelente mistério que não é Jason tentar matar um dos seus parente para reviver e sim como ele consegue no final do filme voltar a ser aquele zumbi de dois metros de altura se seu corpo foi totalmente destruído? Fazendo várias referencias a filmes, no qual já citei alguns. Mas tem a minha parte favorita que é da primeira parte do “Exterminador do Futuro”, onde o casal principal esta fugindo do Jason possuído e eles estão numa lanchonete e começa a perseguição. Os enquadramentos e claro a luz ficou perfeito para o momento. Acho que essa é a melhor parte do filme mesmo.

58Apesar do filme ser maravilhoso ter seus problemas de roteiro, mas se até “O Poderoso Chefão” tem seus problemas, que somos nós para criticar “Jason vai para o Inferno”.  A parte final de Sexta-Feira 13 teve a bilheteria mais baixa da história da franquia e também teve vários problemas de aceitação pelos fãs. Por isso demorou quase 9 anos para ser lançado outro excelente filme da franquia.

Valeu a pena rever o filme para o halloween e ter pegado aquelas referências maneiras que essa  obra proporciona. E também ver sobre uma outra ótica um Jason mais maneiro também e mexe com a mitologia dele. Acho que tosco por tosco essa seqüência “final” é a melhor sem sombra de duvidas.

Nota:     

Baixe o filme com Legenda + Filme  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s