Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo (1985)

friday-the-13th,-part-v-a-new-beginning-dvd-cover-43

1985 / EUA / 92 min / Direção: Danny Steinmann / Roteiro: Martin Kitrosser, David Cohen, Danny Steinmann / Produção: Timothy Silver, Frank Mancuso Jr. (Produtor Executivo) / Elenco: Melanie Kinnaman, John Shepherd, Shavar Ross, Richard Young, Marco St. John, Juliette Cummins, Dick Wieand

Sexta- Feria 13 teve várias continuações e algumas muito ruins, bem a maioria muito ruim mesmo. Salvo por alguns que ficaram bem legais como a primeira parte que é clássica e também a segunda com um Jason maroto e a parte 7 que é a minha favorita. É nesse que Voorhees briga com uma telepata.

Falar do gênero “slasher” é falar do próprio “Sexta- Feira 13” ou até “Halloween” do John Carpenter e “O Massacre da Serra Elétrica” do Tobe Hooper. Esse genero dentro do terror é basicamente um assassino atrás de alguém e faz de tudo para matar sua vitima. O próprio Jason é a prova “viva” disso. Não teve nenhum personagem que mais foi mais morto e de diversas vezes do que o matador de “Crystal Lake”. Até o próprio “Jason vai para o Inferno” brinca com isso quando cita as formas que tentaram matar ele. Desde armas, facas, ácido, incêndios, afogado, magia e etc. Isso pode ter parado mas não matado.

Friday-5-02

Mas a parte V é um ponto fora da reta. Conseguiram dar uma revitalizada a série, pena que depois ele mesmo consegue se cagar e deixar o filme ruim, ou melhor, péssimo de uma forma que da vontade de chorar. Na parte IV, vemos que Jason vai atacada novamente e quem aparece no filme é um jovem Corey Feldman, que depois ia fazer vários filmes nos anos 80, como um filme chamado “Os Goonies” ou até “Os Garotos Perdidos”, “Conta Comigo”, a primeira parte de “Gremlins” e um que é meu favorito desse gênero “terrir” que é “Meus Vizinhos são um Terror” que foi dirigido pelo Joe Dante.

Sexta-Feira 13 Parte V, começa com uma lembrança de Tommy (Feldman) na infância vendo Jason ressuscitado. A parte dai o filme da um salto e vemos que ele ficou com vários problemas mentais por conta de ter matado Jason na infância. Tommy agora é interpretado por John Shepherd com uma atuação digna de um cone, ele fica quieto o filme todo, corre do nada e tem uma cara que nossa senhora. Mas quando Tommy é mandado para uma clinica de doente mentais, ele conhece uma fauna que conhecemos bem também. As vitimas de Jason, adolescentes com hormônios a flor da pele, que gostam de passear a noite sozinhos em florestas. Está ai as vitimas. Mas se Jason está morto, quem está matando esses pobres jovens? E esse mistério continua, o filme lembra muito a parte II no qual não sabemos quem é o assassino e por muitas vezes lembra o gênero “Giallo” pelas ações do assassino e de não sabermos quem ele é.

ff562f_bb888e2f944ccb907f42bfb9a15a3e71

Essa parte do filme é muito legal, vemos diversas mortes, motivos, as duvidas que o próprio diretor coloca e o roteiro bem construído. E claro o final que se revela e sem “spoilers” é muito massa. Mas depois que temos as revelações do assassino, motivos e tal. O filme fica ruim de uma forma, que era melhor ter sido uma das vitimas. Assumindo sua loucura de vez Tommy tem uma visão de Jason e pelo que entendemos ele assume o manto de “serial killer”  e ele se levanta da cama do hospital e em uma das gavetas vemos a mascara de hoquei no qual ele coloca e pega uma faca de açogueiro e faz sua primeira vitima. Mas vamos pensar! O que uma arma ia ficar no quarto de hospital de uma pessoa que tem problemas mentais? E porque inferno iriam colocar a máscara do Jason num armario de hopistal. São coisas que parece que pegaram o roteiro, limparam a bunda e colocou para filmar. Não tem explicação nenhuma e sinceramente caga o filme todo. Se na sua primeira parte o filme é bem construído a tradição de arruinar o filme na parte final continua bem.

Nota:     

Baixe o filme com Legenda + Filme  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s