O Exorcista III (1990)

 

 

exorcist_iii_xlg

O Exorcista III (The Exorcist III)

1990 / EUA / 110 min / Direção: William Peter Blatty / Roteiro: William Peter Blatty (baseado em seu livro) / Produção: Carter DeHaven; Steve Jaffe (Produtor Associado); Joe Roth, James G. Robinson (Produtor Executivo) / Elenco: George C. Scott, Ed Flanders, Brad Dourif, Jason Miller, Nicol Williamson, Scott Wilson, Nancy Fish

Pra fechar a trilogia de “O Exorcista” que começou com o maravilhoso filme de William Friedkin e despencou feio na seqüência que foi o “Exorcista – O Herege” do diretor John Boorman. Finalmente a ultima parte faz jus ao fenômeno que foi esse filme no começo dos anos 70 e fez o terror ser respeitado como um gênero sério. O filme que usa mais do suspense que o terror e o sobrenatural para narrar à história. Não é atoa que ele ia se chamar “Legião”, coisa que faz mais sentido.

Exorcist-III

O filme consegue ser muito superior que o segundo e em minha opinião empata com o primeiro em alguns pontos. O filme pega muito que outras produções vão usar como referencia como um assassino de coisas especifica que foi o “serial killer” de “Seven” ou também “O Colecionador de Ossos”.  Kinderman que é vivido pelo ator George C. Scott, faz um tenente da policia que procura um assassino que corta a cabeça das pessoas e faz outras bizarrices também. Coisas como costurar terços dentro do corpo de suas vitimas. As pistas são poucas, mas quando seu melhor amigo o padre Dyer (Nicol Williamson) vai parar no hospital e vira vitima do assassino, outras coisas começam a surgir na frente do tenente como o próprio medo de ter cometido um engano, quando um antigo assassino aparece em cena.

“O Assassino dos Gêmeos” no qual o tenente tinha encerrado o caso alguns anos antes ressurge dentro do hospital. Ele está internado na área do manicômio. A direção de William Peter Blatty, que também é roteirista desse filme e do primeiro e o escritor do livro. Consegue fazer uma excelente direção. A fotografia e os jogos de luzes com a própria edição do filme ficou espetacular. Na cena em que vemos claramente o padre Karras (Jason Miller), sim o padre que se jogou da janela e rolou a escadaria no final do “Exorcista” de 1973 aparece no filme, mas quando ele diz que o tenente precisa enxergar as coisas com os olhos da fé, vemos a expressão de Karras mudar e sua transformação ir para o ator Brad Dourif que é mais conhecido pela dublagem do boneco “Chucky” dos filmes “Brinquedo Assassino”. Mas claro que se lembrar dele só por esses filmes é injusto Dourif fez excelentes filmes e sua interpretação em “O Exorcista” comprova isso.

vlcsnap-2011-09-23-13h20m43s234

O filme vale também pelos seus efeitos que estão arrepiantes. Logo na primeira cena vemos uma estatua de Jesus abrindo os olhos, um céu bizarro cheio de anjos estranhos, estatuas vivas que matam pessoas e isso é só o começo. O filme consegue ser mais bizarro no bom sentindo quando vemos que ele se aprofunda ainda mais em questões do primeiro filme, quando o padre Karras está com o demônio no corpo e se mata, na verdade ele não está livre e sim ainda condenado no inferno e o tenente aparece para salva-lo. Essa ultima parte encerra várias questões interessantes que o primeiro filme coloca e o diretor conseguiu aumentar o leque. Um excelente filme que não recebeu a devida atenção e foi ignorado principalmente quando entregaram o premio “Framboesa de Ouro” para o George C. Scott.

Uma pena o filme ser ignorado assim porque realmente mostrou como fazer um ótimo filme, esquecer a seqüência horrível que foi a parte dois e construir uma nova mitologia do nada. “O Exorcista III” para mim é uma obra de arte que mostra como equilibrar vários elementos como o terror e o suspense. Vale muito a pena ser assistido e claro relembrado.

Nota:      

Baixe o filme com Legenda + Filme 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s