Você é o Próximo (2011)

yourenextcinema10.2

2011 / EUA / 95 min / Direção: Adam Wingard / Roteiro: Simon Barrett / Produção: Simon Barrett, Keith Calder, Kim Sherman, Jessica Wu / Elenco: Sharni Vinson, Joe Swanberg, AJ Bowen, Nicholas Tucci, Wendy Glenn, Margaret Laney, Amy Seimetz, Ti West, Rob Moran, Barbara Crampton, L.C. Holt, Simon Barrett, Simon Barrett, Lane Hughes, Kate Lyn Sheil

Uma vez escrevi a crítica de “House of Devil” do diretor Ti West e disse que ele e James Wan são um dos melhores diretores da atualidade de filmes de terror. Bem eu errei, não por completo, mas esqueci de citar Adam Wingard. Juntos os três produzem ótimos filmes de baixo orçamento, voltado para um terror mais alternativo que pega o espírito de filmes dos anos 70 e 80 e dispensa quase por completo o uso de efeitos especiais.

“Você é o próximo” é um bom exemplo de filmes que praticamente se tem um orçamento muito baixo e ganha força pela sua estrutura tanto de roteiro que é bem elaborado e sua produção, tanto o elenco como a direção que surpreende.

21011595_20130610170439137.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Adam Wingard dirigiu um dos curtas do ótimo V/H/S 1 e 2 mostrando uma versatilidade em lidar com o terror, tanto o sobrenatural como o terror psicológico, e esse tema de caça entre gato e rato que é mostrando nesse filme, o famoso “survivor”.

Mas o filme começa já mostrando o que esperar, um casal está transando. O homem parece estar dando tudo de si, mas a moça nem liga. Ele termina o ato, enquanto ele vai tomar um banho ela vai passear pela casa. Nisso, algumas pessoas observam o que acontece dentro dela. O uso da câmera subjetiva é usado quase o tempo todo, mas é compreensivo nesse tipo de filme, o lado bom que é usado sabiamente. O casal que estava dentro da casa é assassinado. E na cena seguinte temos uma bela fotografia de uma estrada e um carro seguindo nela, se tratam de Paul (Rob Moran) e Aubrey (Barbara Crampton) os dois casados a um bom tempo vão curtir aposentadoria numa casa que Paul comprou para reformar, e eles aproveitam para reunir a família novamente nessa data especial.

img_2039

O casal principal Crispian (AJ Bowen) e Erin (Sharni Vinson) é um casal feliz, mas na primeira cena você sente que tem algo errado com Crispian quando parece que ela está mais apaixonada do que ele. Ao passar do filme a família vai se reunindo e os problemas de integração também, o filme não explora muito o passado deles. Só o presente, mas percebemos que alguns não são os prediletos dos pais como o próprio Crispian e o seu irmão Felix (Nicholas Tucci) que sempre fica calado e longe de todos. Mas logo um jogo de sobrevivência se instala naquela casa e um a um todos são mortos, um de cada jeito. As cenas de gore em que a família vai morrendo são bem feitas, a maquiagem e a decisão de não mostrar uma violência mais crua e deixar para o espectador imaginar como foi à morte é ao mesmo tempo não ser grosseiro e deixar certa livre interpretação da cena para o publico.

Ao desenrolar da historias alguns segredos da gangue de assassinos vai se revelando, Erin revela que ela cresceu num campo de refugiados e sobrevivência era fundamental para ela continuar. Então aos poucos ela vai se revelando uma caçadora e matando aquela gangue até chegar numa terrível verdade. Que mesmo não mostrando, o roteiro deixa no subjetivo e você percebe que ela de certa maneira se mudou por completo, com aquelas ações.

Um ótimo filme, para quem gosta desse gênero de sobrevivência. Como foi feito em “Os Estranhos” um filme muito subestimado, por causa do seu final, em que simplesmente os assassinos vão embora do local do crime não revelando o que eles eram e tal. Mas diferente de “Você é o próximo” nem tudo na vida tem que ter uma explicação. Exceto esse que mesmo tendo uma explicação e deixando para o grande publico tudo obvio, ao mesmo tempo é interessante e trabalha bem os estereótipos do “survivor”, realmente um bom filme.

Nota: 

baixe o filme com Legenda + Filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s