O Aprendiz (1998)

apt-pupil

1998 / EUA / 95 min / Direção: Bryan Singer / Roteiro: Brandon Boyce, Stephen King / Produção: Jane Hamsher, Don Murphy, Bryan Singer/ Elenco: Ian McKellen, Brad Renfro, Joshua Jackson, Mickey Cottrell, Michael Reid MacKay, Ann Dowd, Bruce Davison, James Karen, Heather McComb 

Ninguém é totalmente mal ou totalmente bom, é o que sempre defendem. Mas existem contradições? Sim! É o que aborda o filme “O Aprendiz” dirigido por Bryan Singer, diretor de “X-men” e de “Superman – O Retorno”. O filme é baseado num conto de Stephen King que faz parte do livro “As quatro estações”.

A história começa com um excelente aluno, na verdade ele se mostra muito mais maduro pela idade dele. O jovem em questão é Todd Bowden (Brad Renfro) a primeira cena que ele é apresentado, o professor entrega suas notas e diz “deveríamos ter mais alunos como você”. Todd ganha uma nota “A” em história e logo depois da aula corre para a biblioteca para estudar sua matéria favorita. Mas ai entra uma questão será que história é sua matéria favorita ou no caso um evento em questão que é a segunda guerra mundial? A segunda grande guerra é marcada por ser a ultima guerra romântica onde tínhamos um lado definido de quem era realmente os “malvados” que no caso era o Eixo e os “bons” que eram os Aliados. Mas depois de várias décadas isso mudou e a guerra é o que vemos hoje, uma coisa tola e sem necessidade.

Todd começa a investigar um velho que mora em sua cidade. E ele desconfia que seja um nazista fugitivo, mas quando ele chega ao fundo de sua investigação, ele comprava que esse nazista em questão é mesmo o velho de sua cidade, e ele é na verdade Kurt Dussander (Ian Mckellen) que agora vive sua vida dentro de sua casa e de certa forma se matando aos poucos, com cigarros e bebidas. Mas tudo muda quando Todd se apresenta para Kurt dizendo que sabe quem ele, e gostaria de saber como era viver na Alemanha naquela época. No começo do filme você até pega uma empatia por Kurt, por ele ser velho e estar naquela situação, mas ele te engana o filme todo, e é ai que entra o brilhantismo de Mckellen.

600full-apt-pupil-screenshot

Quando Kurt vai contando as historias para Todd, o garoto entra fundo nesse mundo e assim ele começa a ter pesadelos sobre campos de concentração. Somos levados a pensar que aquilo tudo é pura imaginação da cabeça do garoto, mas na verdade Kurt está colocando uma semente na cabeça de Todd. Que ao longo do filme vai desbotando e mostrando a transformação do garoto.

Mas esse lance de transformação é uma coisa que o nazismo já praticava em deixar as idéias nazistas para próximas gerações. Como funcionou com a “juventude hitlerista”.

n-classic-films-apt-pupil-1747-5

Então o que o filme deixa claro é como o mal pode nascer dentro de uma pessoa e redefinir sua personalidade. Mas ao mesmo tempo em que é horrível acompanhar um garoto virar uma maquina do mal, é totalmente fascinante como esse processo se desenrola e como tudo é bem arquitetado por Kurt. Podemos usar como exemplo a parte final do filme, quando o garoto está se formando na escola e o nazista o chama para lhe ajudar a fazer uma coisa, e o que séria essa coisa? Matar! Kurt arrasta um sem-teto para casa dele e o coloca no porão, no meio disso ele sofre um ataque cardíaco e liga para Todd vir ajudá-lo, quando o garoto chega, ele o tranca dentro do porão e o força a matar o sem-teto, como um ritual de passagem ou como ele mesmo diz: “Vamos ver se você está pronto para mim agora”. Essa metalinguagem apresentada é muito bem feita e elaborada, e só melhora com a parte final, como uma representação de uma passagem da tocha, onde aquilo que estava dentro de Kurt agora vai ficar vivo dentro de Todd.

“O Aprendiz”, ouso dizer que talvez seja uma das melhores historias adaptadas de Stephen King junto com “Cemitério Maldito”, “O Iluminado” e “Louca Obsessão”. Uma historia fascinante que mostra que o mal pode estar vivo dentro de cada um de nos e que aquilo pode nos transformar, como uma pequena labareda que se transforma num fogaréu. E Ian Mckeller da um show de atuação como sempre.

Nota: 

baixe o filme com Legenda + Filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s