A Casa do Diabo (2009)

house-of-the-devil

 2009 / EUA / 95 min / Direção: Ti West / Roteiro: Ti West / Produção: Josh Braun, Larry Fessenden, Roger Kass e Peter Phok, Derek Curl (Co-produtor), Badie Ali, Hamza Ali, Malik B. Ali e Greg Newman (Produtores Executivos) / Elenco: Jocelin Donahue, Tom Noonan, Mary Woronov, Greta Gerwig, Dee Wallace

Ti West junto com James Wan talvez sejam um dos melhores diretores de filmes de terror da atualidade. James Wan dispensa comentários, ele lançou vários filmes de terror um melhor que o outro prova disso seja tanto a qualidade dos seus filmes como a bilheteria que explode sempre quando tem alguma produção envolvendo seu nome, a verdade é a franquia “Jogos Mortais”, “Sobrenatural” e o fenômeno que é o filme “Invocação do Mal” lançado esse ano. Mas talvez Ti West seja o menos conhecido aqui no Brasil, seus filmes são bem saudosistas e geniais como “The Innkeepers”, “V/H/S” e o próprio “The House of Devil”. As maiorias dos seus filmes lembram algumas produções dos anos 70 e 80. Mas porque manter essa estética? Mas o que tem de errado em ser saudosista e sempre lançar obras inéditas e legais ainda? Ora… Nenhuma!

“The House of Devil” é saudosista não por pegar o espírito dos anos 80, mas sim se passar nos anos 80. O estudo que foi feito de roupas, cabelos, maquiagem, tecnologia da época é incrível. Até a fotografia do filme tem aquela granulação que é presente nas produções da época. O filme toda é muito bem realizado. O roteiro também tem uma áurea de místico, que é presente em toda a sua obra e claro a direção e o suspense que West deixa no filme todo, é incrível como você fica tenso até nas cenas em que ele não prepara a tensão. Mas o mistério é maior do que você saber que tem algo dentro da casa.

samantha-3

A história do filme é bem simples, uma garota Samantha (Jocelin Donahue) é universitária e pretende alugar uma casa para morar e sair do seu dormitório. Mas para isso ela precisa de 300 dólares para fazer o deposito, e andando pelo campus ela acha um cartaz de pessoas precisando de babás. Quando Sam liga para o numero e ninguém atende, mas logo retorna isso séria normal. Se não fosse pelo fato dela ter ligado de um orelhão.

Você tem que pensar que o mistério já começa pela ligação, e que dentro daquele emprego que ela vai aceitar tem alguma coisa errada. Sam aceita o emprego, mesmo com a desaprovação de sua melhor amiga Megan (Greta Gerwig), uma garota despreocupada com o futuro já que ela tem pais ricos que a bancam. Quando Megan vai levar Sam para a casa dos futuros patrões, podemos ver todo o cenário desde um cemitério que é caminho para a casa, a própria casa que parece ser um lugar normal e os habitantes, que são um caso a parte.

Mr.Ullman (Tom Noonan) abre a porta para as convidas, mas a câmera só foca a parte de baixo dele, quando ele entra na casa sabemos que ele é manco por causa da bengala e é submisso, mas não sabemos a quem. Ele conversa com Sam e diz que na verdade ele não tem filhos, só um adulto, mas ela teria que cuidar da mãe dele. Sam quer desistir, mas o dinheiro fala mais alto e ela aceita o emprego de uma noite.

House-of-the-Devil-38

Outro ponto legal do filme é como ele não explica nada, você fica o tempo inteiro com a visão da Sam, você não sabe o que está acontecendo dentro da casa. O filme não da às pistas, ele simplesmente joga algumas coisa, e você vai descobrindo esse suspense junto com ela.

No final do filme você se surpreende quando é revelado que aquele casal são “satanistas” e que eles estavam preparando Sam o tempo todo para um ritual, e o legal é que você também não percebe isso. Como numa cena em que Sam pede pizza e quando ela come e acha estranha o sabor, cai um pedaço de carne. Ela não sabe o que é aquilo, mas quando a câmera da um “closer” na comida, logo você percebe que aquilo é carne humana. Quando Sam é capturado para o ritual, você pensa que ela é levada para ser sacrificada, mas uma verdade pior se revela.

Na parte final, o filme se acelera num ritmo que deixa a desejar por toda a qualidade que o filme vai se apresentando. Principalmente para o final mesmo, que poderia ter uma explicação e não deixar uma coisa jogada e mal feita no ponto da narrativa do filme, que estava tão fechada e perfeita.

“The House of Devil” talvez seja um dos melhores filmes dessa nova safra de diretores, mais descolados que só querem fazer filmes mesmo. E não fazer dinheiro!

Um filme muito legal e corajoso, Ti West é um ótimo diretor e editor também já que ele edita tudo que ele faz. Um cara genial e despreocupado. Assim como a maioria dos diretores deveriam ser, e não megalomaníacos, que assustam mais do que as suas próprias produções. Assista e mergulhe nessa nostalgia, e depois veja filmes de terror dos anos 80 são os melhores, reais e aterrorizantes.

Nota: 

baixe o filme com Legenda + Filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s